Oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa”

oficinaLaboratoriosAprendizagemA DGE (Direção-Geral da Educação), com o apoio do Centro de Formação EDUFOR, promove a oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa” que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.

A conceção de um cenário inovador pode ajudar a criar uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (cf. Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho).

Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular (DAC), tendo por referência o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.

Neste âmbito, vai decorrer a oficina de formação acreditada “Laboratórios de aprendizagem: Criar e implementar cenários de aprendizagem ativa” - 4.ª edição, entre novembro de 2019 e maio de 2020.

Esta oficina decorre na modalidade B-Learning, com duas sessões presenciais e oito sessões online síncronas. Cada uma destas dez sessões terá a duração de 2,5 horas e serão destinadas 25 horas a trabalho autónomo.

A pré-inscrição realiza-se de 30 de outubro a 11 de novembro de 2019, inclusive.

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