Centro de Formação EduFor

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Arquivo de Notícias

Projecto “Provas de Expressão Oral” para o Ensino Secundário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O projecto “Provas de Expressão Oral” para o Ensino Secundário iniciou-se em 2004/2005, integrado no projecto de Avaliação Externa da Comunicação Oral.

O projecto de Avaliação da Comunicação Oral em Língua Estrangeira tem como principal objectivo preparar os docentes de língua estrangeira para a avaliação da expressão oral em condições de fiabilidade, designadamente através do desenvolvimento de competências para a elaboração de guiões de provas orais estandardizadas e da familiarização com procedimentos a observar na sua aplicação.

Neste sentido, o GAVE ministrou, entre 2006 e 2008, um conjunto de acções de formação nesta área, no âmbito das quais foram construídos guiões de provas de expressão oral das disciplinas de língua estrangeira de Inglês, Alemão, Francês e Espanhol. Estes guiões, elaborados pelos formandos e validados pelo GAVE, assim como os procedimentos para a sua aplicação, são agora disponibilizados a todos os docentes, podendo ser consultadas em http://www.gave.min-edu.pt/np3/244.html as principais conclusões e recomendações desta experiência.

Este projecto é tributário dos resultados do trabalho que foi sendo desenvolvido no GAVE desde 1998, tendo consistido, numa primeira fase, na construção e experimentação de instrumentos de avaliação externa para a compreensão oral e, numa segunda fase, que decorreu entre 2004 e 2006, na concepção e experimentação de modelos de provas de expressão oral para o ensino secundário. 

Mais informações em http://www.gave.min-edu.pt/np3/10.html

Fonte: http://www.gave.min-edu.pt/