O ano de 2009 foi designado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu como o Ano Europeu da Criatividade e Inovação (AECI).
Esta decisão visa contribuir para o reforço da capacidade de criação e inovação na Europa em geral e “apoiar os esforços dos Estados-Membros na promoção da criatividade, através da aprendizagem ao longo da vida, enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais e do bem-estar de todos os indivíduos da sociedade”.
O AECI tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências-chave do desenvolvimento pessoal, social e económico. Através desta iniciativa, a União Europeia procura moldar o futuro da Europa no contexto da globalização, promovendo o potencial criativo e inovador que existe em todos nós.
A UE adoptará um conjunto de medidas para chamar a atenção dos cidadãos para as questões mais importantes e promover um debate político sobre a melhor forma de explorar o potencial criativo e inovador da Europa. Tal como nos Anos Europeus anteriores, essas medidas incluirão a realização de campanhas de promoção, eventos e iniciativas aos níveis europeu, nacional, regional e local.
«Tanto a criatividade como a capacidade para inovar são qualidades humanas essenciais: são inerentes a todos nós e utilizamo-las em muitas situações e lugares, de forma consciente ou não. Com este Ano Europeu, gostaria que os cidadãos da Europa compreendessem melhor que ao promovermos os talentos humanos e a capacidade humana para inovar podemos activamente moldar a Europa para melhor e ajudá-la a explorar todo o seu potencial, tanto económico como social.»
Ján Figel, Comissário Europeu responsável pela Educação, Cultura, Formação e Juventude.
Para cada Estado-Membro foi nomeado um Coordenador que organize a sua participação no Ano Europeu da Criatividade e Inovação e, assegure a coordenação das actividades relacionadas com o mesmo. Portugal fica assim representado por Carlos Zorrinho, também Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.
O programa do AECI em Portugal inclui um conjunto de iniciativas a desenvolver ao longo do ano de 2009, quer por entidades públicas quer pela sociedade civil. Trata-se de um programa aberto, em constante evolução, através de propostas oriundas das mais diversas entidades públicas ou privadas.
O AECI foi lançado oficialmente a 7 de Janeiro, em Praga.
Links úteis: