Destaques
Novas “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA
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- Criado em 04-03-2021
Divulgamos à comunidade, em geral, um conjunto de “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA, coordenado pelo Professor Domingos Fernandes.
O Projeto MAIA evidencia o trabalho de integração "ensino-aprendizagem-avaliação", com uma apropriação dos documentos curriculares inerentes ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na concretização de uma avaliação para as aprendizagens, para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
Estas “Folhas”, divulgadas de janeiro a março de 2021, três da autoria de Domingos Fernandes e uma de Eusébio André Machado, são fundamentais para se concretizar nas Escolas, quer a nível organizacional, quer fundamentalmente, nas práticas de avaliação pedagógica, na sala de aula, a promoção de aprendizagens significativas, bem como uma avaliação criterial.
1- Folha “Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas” (Domingos Fernandes). Esta é a primeira das Folhas acerca de questões relacionadas com as políticas de classificação e a atribuição de notas. “Há necessidade de desenvolver políticas de classificação mais associadas a processos de melhoria das aprendizagens dos alunos, quer a necessidade de redefinir os propósitos e o real significado das notas, quer ainda a necessidade de as relacionar estreitamente com as aprendizagens referenciais previstas no currículo”. cit. p.3. --»
2- Folha “Para uma iniciação às Práticas de Classificação através de Rubricas” (Domingos Fernandes). O uso de Rubricas para produzir “classificações mais credíveis, mais consistentes, mais transparentes e mais justas dos trabalhos dos alunos”.--»
3- Folha “Aprender Melhor em Políticas de Classificação Mais transparentes e Consistentes” (Domingos Fernandes). Aprender é a essência da atividade pedagógica. “O principal propósito é apoiar uma reflexão, acerca das formas como se desenvolve o processo conducente à classificação dos alunos, contribuir para que as “notas” possam estar mais associadas ao que os alunos efetivamente aprendem e são capazes de fazer”.--»
4- Folha “Para uma abordagem pedagógica dos testes” (Eusébio André Machado).
Pretende-se “tentar perceber de que modo os testes se podem constituir como processos de recolha de informação ao serviço das aprendizagens, da avaliação formativa e da distribuição de um feedback de elevada qualidade e efetividade.” Esta análise é sob o “paradigma de uma avaliação orientada para melhorar os processos de ensino e aprendizagem – e não apenas para classificar”.--»