A SALA DE AULA MODERNA - sugestão de leitura para a interrupção letiva

imagem"O nosso sistema tradicional de educação está enraizado num modelo desenvolvido durante a era da revolução industrial. Pressupõe que o conhecimento é transferido de uma fonte externa - professores, livros e escolas - para o aluno... Assume que a aprendizagem que ocorre fora da sala de aula não é relevante para ser acreditada nem formalmente reconhecida. Este modelo há muito sustentado enfrenta dificuldades em atrair e motivar a nova geração de alunos, para quem a aprendizagem é uma constante da vida, seja online, offline, nas salas de aula, fora do horário escolar, nas bibliotecas, ou nos museus. O aluno conectado à Internet pode aceder a tutoriais, aulas e cursos completos online, assim como participar em programas extracurriculares.
"O mundo muda contínua e rapidamente, portanto, os sistemas de educação têm de se modernizar e adaptar a novas formas de ensinar e aprender, abraçando as novas oportunidades que surgem".
"É imperiosa a emergência de uma nova mentalidade de ensino através da tecnologia, dependente de uma viragem vital no papel do professor/aluno".
"Em vez de acumular sistematicamente “reservas” estáticas de conhecimento, agora os alunos têm de aprender a participar activamente em “fluxos” de conhecimento, interagindo com os outros na construção de novo conhecimento... A curiosidade e a criatividade revelam-se competências essenciais (ou disposições) que motivam os estudantes a procurar respostas para as questões que mais lhes interessam, uma capacidade que lhes será imensamente útil para o resto da vida.”
A sala de aula moderna desbloqueia novas formas de aprendizagem, algumas através da concepção, outras através da tecnologia. Cada vez mais as novas pedagogias são moldadas pelos próprios alunos: estes jovens do “novo milénio” já crescem habituados a interagir com tecnologia útil e cativante noutras dimensões da sua vida, logo, são óbvias as vantagens de canalizar essa interacção pré-existente para o contexto de sala de aula."
Fonte: A SALA DE AULA MODERNA - Abordagens estratégicas para líderes escolares (Promethean) --»