Em 1995, o professor Bernard Dogdge, num pequeno artigo propôs a criação do conceito WebQuest, que definiu como sendo “uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementados por videoconferência.”
Ao entrar no Edufor webquests poderá procurar atividades alojadas neste servidor e/ou criar e editar Quests.
Atividades alojadas neste servidor:
- Para procurar WebQuests existentes deve proceder do seguinte modo: selecione o nível que pretende em (1) e a Disciplina ou Área de conhecimento em (2) e, seguidamente, clique no botão [Enviar].
- Pode ordenar as atividades existentes por título, autor, data e tipo. Para tal deve selecionar na Lista de opções apresentada, assinalada na imagem com o número (3), a opção que pretende utilizar.
Nota: Para procurar estas atividades não necessita de ser Utilizador do Sistema.
Criar e/ou editar Quests
- Para criar e/ou editar Quests tem de previamente solicitar uma conta de utilizador (4) para que seja utilizador do sistema preenchendo o formulário de registo de conta de professor (5). Deve aguardar que o administrador do sistema valide a sua conta.
- Depois de autenticado, o professor pode criar e, posteriormente editar (só pode editar as Quests que criou), três tipos de Quests, a saber: Webquest, Caça ao Tesouro e Miniquest.
- A utilização deste sistema é intuitiva e auto-ajudada.
- Depois de entrar no sistema, o professor deve selecionar, na Lista apresentada em (6), a opção que pretende.
-Todas as quests (Webquest, Caça ao Tesouro, Miniquest) têm disponíveis seis modelos, como podemos ver em (7), que diferem ligeiramente na estrutura e em termos gráficos.
- Depois de selecionar o modelo (basta para isso clicar no botão do gráfico, assinalado na figura de cima com um quadrado) que mais se adequa ao tema da quest que pretende criar, clique no botão [Enviar].
Nota: se clicar em qualquer das imagens apresentadas no modelo poderá visualizá-las em tamanho grande.
- Após este momento, aparecer-lhe-á no monitor um questionário relativo às definições gerais da quest (8), no qual pode, entre outras
funcionalidades, alterar o tamanho e o tipo de letra, as cores de fundo, atribuir um título à quest...
- Depois de preencher o questionário, clique no botão [Enviar], ou se pretende visualizar algumas das alterações aplicadas ao modelo clique em [Pré-visualizar].
Nota: Esta janela é sempre a primeira a aparecer quer esteja a criar uma quest de raiz, quer deseje apenas editar algumas das páginas.
- Ao enviar o questionário, pode editar cada página da quest, devendo utilizar os separadores (assinalados na imagem com um rectângulo) para alternar entre cada uma das páginas. Pode também incluir uma imagem em cada página (9), que será automaticamente alinhada de acordo com o modelo escolhido.
- Depois de criar a quest, esta pode ser modificada de duas formas, a saber: editada e/ou completada (salvaguardando que só o poderá fazer o seu criador) ou eliminada.
- Para completar e/ou editar a sua Quest, deverá aceder ao Sistema, introduzindo o nome de utilizador e a palavra-passe, e, posteriormente, clicar na seguinte opção:
- Seguidamente, deve escolher a opção inerente à tarefa que pretende executar, disponíveis nos links localizados na zona direita da tabela, evidenciados na imagem com um círculo:
- Se clicar no botão [Entrar], poderá visualizar o que já elaborou na sua quest. Ao selecionar a opção [completar] pode visualizar as páginas da quest em que já submeteu informação e acrescentar informação às restantes, tal como nos mostra a figura seguinte:
- A opção [Editar] permite-lhe editar os dados submetidos. Aqui, é de realçar que a ao clicar o botão [Editar] aparecer-lhe-á o questionário relativo aos dados gerais da quest, salvaguardando que se apenas pretende editar as páginas da quest deve enviar o formulário, em [Enviar], para continuar o seu trabalho.
- O processo de inserção de informação, em qualquer página da quest, é comum a qualquer processador de texto vulgar. Também aqui pode formatar o tipo e o tamanho de letra, fundos e cores, inserir tabelas e imagens, etc.
- Ainda neste âmbito, é de salientar o “Modo Edição Páginas de Processo”, que lhe permite adicionar ligações externas, designadamente URL’s. Atente no seguinte esquema:
- Esta imagem dá-lhe uma visão esquemática do que poderá fazer ao editar a página [Processos]. Aqui, para além de submeter informação, pode introduzir sugestões de páginas de Internet (10), que têm de ser descritas (11).
-Uma outra tarefa que os professores podem efetuar, ao recorrer ao Edufor webquests, é solicitar a inclusão de Níveis/Disciplina ou Área de Conhecimento, devendo preencher o formulário (12) e depois enviá-lo ao administrador do sistema, que validará o seu pedido, tornando-os acessíveis ao público.
Considerações finais
- O que aqui foi dito, teve como base de orientação a criação de uma Webquest. No entanto, ao utilizar este recurso pode também criar o Caça ao Tesouro ou uma Miniquest, cujo processo de edição é muito semelhante ao de uma Webquest.
- Todas as quests que os diferentes utilizadores criarem ficarão alojadas no servidor e disponíveis para uso público.
|