Teoria e Prática em Recuperação de Áreas Degradada
 
 
Cenário
Tarefa
Produto
 
  TAREFA  
 

3.0 Áreas degradadas: forma-se exemplos de degradação

Em termos gerais, qualquer alteração causada pelo Homem no ambiente gera, em última análise, algum tipo de degradação ambiental.

 

O meio urbano degradado

 

No meio urbano, o simples fato da maior parte das áreas serem desflorestadas já constitui um sério problema ambiental.

 

  • Especialistas na matéria há tempo têm advertido o poder público e a sociedade sobre a necessidade imediata de um replanejamento do destino de todos os resíduos sólidos. O modo de vida nas cidades tem gerado sérios problemas em decorrência do excesso de produção de lixo, que inutilizam e poluem grandes áreas.
  • Outro sério problema nos centros urbanos é o lançamento de esgotos domésticos e industriais considerados a principal forma de poluição das águas.

 

Planejamento Urbano Influindona degradação ambiental

A falta de planejamento nasgrandes cidades leva a uma mudança brusca no ciclo natural das águas, gerandouma série de problemas ambientais. O mais comum deles são as inundações. Afalta de áreas verdes, a impermeabilização do solo e canalização dos rios ecórregos, são apontados como os principais causadores das inundações. Alémdisso, o acúmulo de resíduos lançados pelo Homem nos cursos d’água provoca oassoreamento do leito, intensificando o problema das inundações e diminuindo aschances de vida de inúmeras espécies. Portanto, projetos de despoluição e reflorestamento (não só à beira dos rios) nas cidades são fundamentaispara o equilíbrio ambiental e para o bem estar social, proporcionando um regimede águas mais próximo ao natural.

 

4.0 Conceitos básicos derecuperação, reabilitação e restauração

De acordo com os objetivos darecuperação, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)apresenta a seguinte classificação:

Restauração – o conceito de restauraçãoremete ao objetivo de reproduzir as condições originais exatas do local,tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção. Um exemplo derestauração é o plantio misto de espécies nativas para regeneração da vegetaçãooriginal, de acordo com as normas do Código Florestal.

Recuperação – o conceito de recuperaçãoestá associado à idéia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais. OsSistemas Agroflorestais (SAF) regenerativos, que consistem em sistemasprodutivos diversificados e com estrutura semelhante à vegetação original, têmsido usado com êxito na região norte do país para recuperar áreas degradadas por pastagens.

Reabilitação – a reabilitação é um recursoutilizado quando a melhor (ou talvez a única viável).

o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetaçãooriginal, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativosno ambiente. A conversão de sistemas agrícolas convencionais para o sistema agroecológico é uma forma importante de reabilitação, que vem melhorando aqualidade ambiental e a dos alimentos produzidos. (Sabesp, 2003) Deacordo com o que relatamos anteriormente, a demanda por processos derecuperação de áreas degradadas é grande, tanto no ambiente rural, quanto nourbano; uma das prioridades do poder público

deveria ser promover a atenuação dasformas de degradação existentes e incentivar a recuperação do que já foi degradado.


5. Formas de recuperação da mata ciliar

No cenário de devastação florestal apresentado anteriormente, as matas ciliares não escaparam da destruição, foramalvo de grande degradação. A maioria das cidades foram construídas às margensde rios e, tendo eliminado todo tipo de vegetação ciliar, hoje com as enchentespagam um preço alto por este ato. As matas ciliares sofrem outros tipos depressão, para citar alguns exemplos:

são asáreas mais atingidas quando da construção de hidrelétricas,

são asáreas preferenciais para a atividade agropecuária,

nelas seinstalam os equipamentos para extração de areia dos rios,

nasmargens de rios e represas se instalam os portos e os empreendimentos turísticos. (Recuperação de matasciliares, Sebastião Venâncio Martins, 2001)



 
       
       
 
Aventura na Web criada por Oziel Marcos de Lima com