Teoria e Prática em Recuperação de Áreas Degradada
 
 
Cenário
Tarefa
Produto
 
  PRODUTO  
 
5.1 Conceitos básicos de recuperação, reabilitação e restauração
De acordo com os objetivos da recuperação, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) apresenta a seguinte classificação:
Restauração – o conceito de restauração remete ao objetivo de reproduzir as condições originais exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção. Um exemplo de restauração é o plantio misto de espécies nativas para regeneração da vegetação original, de acordo com as normas do Código Florestal.
Recuperação – o conceito de recuperação está associado à idéia de que o local alterado deverá ter qualidades próximas às anteriores, devolvendo o equilíbrio dos processos ambientais. Os Sistemas Agroflorestais (SAF) regenerativos, que consistem em sistemas produtivos diversificados e com estrutura semelhante à vegetação original, têm sido usado com êxito na região norte do país para recuperar áreas degradadas por pastagens.
Reabilitação – a reabilitação é um recurso utilizado quando a melhor (ou talvez a única viável) solução for o desenvolvimento de uma atividade alternativa adequada ao uso humano e não aquela de reconstituir a vegetação original, mas desde que seja planejada de modo a não causar impactos negativos no ambiente.
A conversão de sistemas agrícolas convencionais para o sistema agroecológico é uma forma importante de reabilitação, que vem melhorando a qualidade ambiental e a dos alimentos produzidos. (Sabesp, 2003)
De acordo com o que relatamos anteriormente, a demanda por processos de recuperação de áreas degradadas é grande, tanto no ambiente rural, quanto no urbano; uma das prioridades do poder público deveria ser promover a atenuação das formas de degradação existentes e incentivar a recuperação do que já foi degradado. 
5.2. Modelos para recuperação de áreas degradadas
De acordo com a situação da área a ser reflorestada deve ser escolhido o melhor modelo para a sua recuperação. Entre eles, podemos destacar:
• a indução do banco de sementes
• a condução da regeneração natural
• adensamento e enriquecimento da mata em regeneração e
• plantio de espécies nativas


 
       
       
 
Aventura na Web criada por Oziel Marcos de Lima com