Os indivíduos de etnia cigana têm uma expressão significativa no mosaico da população da cidade de Viseu. Há bairros constituídos maioritariamente por ciganos: bairro de Paradinha, bairro da Câmara. Há ciganos que vivem em acampamentos de construções precárias na periferia da cidade.
Em termos de actividade económica a sua presença é marcante, nomeadamente na feira semanal. Comprar aos ciganos faz parte da nossa conjugação. As crianças ciganas começam a frequentar os infantários e as escolas do 1º e 2º ciclos. Cruzamo-nos com ciganos no dia a dia.
Quais as nossas atitudes relativamente a eles. Aceitamo-los? rejeitamo-los? Valorizamos a sua maneira de ser, as suas tradições? Donde achamos que vem a sua fonte de rendimento? Devem pagar impostos ? A escola deve facultar-lhes currículos alternativos? São ameaçadores? Convidaríamos os seus filhos para os aniversários dos nossos filhos? Temo-los com amigos? Até onde aceitamos que vão as políticas institucionais para a sua integração? Este é o problema.