Ambiente escolar

INTRODUÇÃO

 
 

    O presente texto se propõe a ampliar a discussão sobre a importância do curso de Especialização a Distância.

    As mudanças estão se processando na sociedade que dão a impressão de que os professores são dispensáveis e podem ser substituídos por computadores e outros equipamentos tecnológicos, através dos quais o aluno adquire conhecimento.

    De acordo com autores da área, os recursos tecnológicos surgiram para auxiliar o professor, para melhor organização, estruturação e planejamento de uma aula, bem como na elaboração de materiais educacionais digitais. Os recursos tecnológicos também podem ser entendidos com objetivo de aprendizagem a ser utilizado no contexto educacional de várias maneiras.

    Nessa perspectiva, a utilização das novas tecnologias acaba enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem desde que o professor o utilize de forma adequada, de acordo contextualizado. Tal procedimento permite ao professor a quebra de suas próprias resistências, seguida de desafios que, também, permitem crescimento profissional, capacitação, análise e problematização, vista que a utilização dos recursos digitais no espaço escolar é fato muito recente.

    O professor torna-se mediador ao possibilitar e intermediar o crescimento cognitivo e afetivo de seus alunos, ao utilizar-se experiências práticas e situações que permitam integração, socialização, debates, indagações e interação de forma dialógica com seus alunos. O indicador da aprendizagem escolar consiste na demonstração do domínio teórico do conteúdo e no seu uso, em função das necessidades sociais, a que o aluno deve responder como cidadão.

    De acordo com Gasparin (2002), o ponto de partida desse novo paradigma se fixa na realidade concreta, social e ampla. A partir dessa realidade e da prática social, torna-se possível apontar um novo pensar e agir pedagógico, pois é a existência social dos homens que gera o conhecimento. A ação do homem sobre o mundo e dos homens entre si que se constitui patrimônio social e cultural.

 
 
 
Aventura na Web criada por Eronita Teixeira Silva com