A humanidade não pára de progredir, desenvolvendo-se, com isso, toda uma tecnologia: eletrodomésticos, novos meios de transportes, novos alimentos, embalagens, combustíveis, fontes de energia.
Antigamente pensava-se que a crosta da Terra fosse uma casca única, dura e imóvel.
Um dos fatores que contribuem para que as pessoas tenham uma vida saudável é a alimentação.
A vida dos seres humanos e de todos os outros seres vivos no planeta Terra depende dos recursos que a natureza oferece. Esses recursos são chamados de recursos naturais.
O ser humano, em toda sua história, necessita de materiais encontrados na natureza para manter sua vida.
Esses materiais chamados de recursos naturais são bens indispensáveis, que sempre garantem o crescimento incessante da humanidade. O ser humano observou que alguns podiam ser renovados em tempo suficiente para serem novamente utilizados, enquanto outros não. O uso das tecnologias enriquece o processo de ensino-aprendizagem desde que utilizados de forma adequada, de modo contextualizado, para que tenha incidência sobre a aprendizagem dos alunos.
De acordo com Duarte (2002), a utilização de um filme como experiência de aprendizagem constitui uma prática social e, se a educação for pensada como um processo de socialização, esse tema tornar-se-á interessante.
A educação passa ser entendida comum entre muitos modos de transmissão e produção de conhecimento, de constituição de padrões éticos, de valores morais e competências profissionais. O Prof. Celso Pagnan tratou em suas aulas, que na disciplina Comunicação e Mídias Interativas, sobre diálogo que se estabelece, bem como o princípio da interatividade. A mídia pode ser vista negativamente, como meio de manipulação, mas também positivamente, como democratização da informação. Para que isso aconteça, o direito à comunicação não pode ser visto apenas na perspectiva de receber informações.
Existe uma interatividade crescente, com o uso de recursos multimídia em áudio, vídeo, sobretudo com a implantação das redes digitais. O ensino deve ter hoje domínio técnico e metodológico para atender às novas necessidades de conhecimento e que possam atuar de maneira interativa. A tecnologia acena para inovação pedagógica pelas oportunidades de interatividade e estimulação multimídia à aprendizagem para ampliação da capacidade de atendimento de alunos e pelas novas formas de cooperação técnica e acadêmica.
Segundo Moran, três são os níveis que pode ser pensada a relação Comunicação, Mídia e Escola: Organizacional; De conteúdo; Comunicacional
No nível organizacional: a escola é mais participativa, menos centralizadora, menos autoritária, mais adaptada a cada indivíduo.
No nível de conteúdo: uma escola que fala mais da vida, dos problemas que afligem os jovens. Tem que preparar para o futuro, estando sintonizada com o presente.
No nível comunicacional: conhecer e incorporar todas as linguagens e técnicas utilizadas pelo homem contemporâneo.
A educação para a comunicação precisa de articulação de vários espaços educativos, mais ou menos formais.
O ambiente em que se processa a interação professor e aluno é conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), pelo qual a comunicação educativa é mais ampla, é baseada na cooperação mútua entre os sujeitos do processo, os quais cooperam conjuntamente para construção do sentido do que se ensina/aprende.
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