Diz a Profª. Edilaine, que a avaliação em Educação Mediada pelas Tecnologias, não deve representar avaliação ameaçadora e autoritária, mas sim instrumentalizadora da tomada de decisões, com questões claras, objetivos bem definidos e estruturados para que o aluno possa responder sem dificuldade.
A avaliação da aprendizagem tradicionalmente, tem sido implementada com seu caráter meramente classificatório.
Os princípios básicos que deve ser avaliados são:
- Processo de coleta e análise de dados;
- Avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente;
- A avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos;
- Possibilita o professor re-orientar a sua prática pedagógica;
- Promover os alunos;
- A avaliação contribui para melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.
As modalidades de avaliação são várias, segue algumas:
Diagnóstica Formativa Somativa
- Diagnóstica – é realizada no início de um curso ou módulo, com a intenção de constatar se os alunos apresentam os pré-requisitos necessários.
- A Somativa – quantidade de postagens da mensagem, participação dos alunos nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, avaliação presenciais e virtuais. Atividades: provas, textos, exercícios. A quantidade de acesso do participante ao curso, o número de mensagens enviadas aos fóruns e as atividades postadas.
- Avaliação Formativa Tem intenção: detectar deficiências na aprendizagem, verificar níveis de conhecimentos prévios, sabem em que medidas os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados; garante avanços e oportuniza instrumentações constantes.
- Evidencia aspectos qualitativos e quantitativos.
- Elementos importantes da Avaliação na EAD: Avaliação, relação, pessoas, interação, construção e conhecimentos.
Até meados da década de 1970, a prática predominante de EAD no Brasil era o “tele curso” divulgado pelos meios de massa.
A EAD continua avançando, e investindo no que diz respeito as tecnologias, diversos recursos e inovações tornaram-se suporte imprescindível no processo educativo.
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