Finalmente o Brasil hoje conta com diversas instituições que oferecem educação a distância de qualidade e a modalidade ensino médio, superiores especializações, mestrado, até mesmo doutorado.
As tecnologias interativas vêm evidenciando na educação à distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação, a interação e interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
Neste sentido, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – FORGRAD [6] (2001), salienta que a educação a distância pode contribuir para busca de novos paradigmas educacionais no sentido de deslocar-se da concepção “de educação como sistema fechado, voltado para a transmissão e transferência, para um sistema aberto, implicando processos transformadores que decorrem da experiência de cada um dos sujeitos da ação educativa.
É preciso compreender que tudo quanto o professor promove, por menor que seja, incide em maior ou menor grau de formação dos alunos. A maneira de conduzir a aula, os tipos de incentivos, as expectativas depositadas, os materiais utilizados, cada uma dessas decisões veicula determinadas experiências educativas, tanto presenciais como virtual pelas tecnologias.
Referências:
Pagnan, Celso Leopoldo. Literatura de Língua Portuguesa. In: Universidade do Norte do Paraná, Módulo I EAD.
Vagula, Edilaine. Mestre em Educação graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Pedagogia da ação docente pela UEL.
Moran, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadora com Tecnologia. Informática na Educação: Teoria & Prática/ Programa de Pós-graduação em Informática na Educação - Vol. 3 (Set. 2000) -.- Porto Alegre: UFRGS. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. 2000 – v. pg 137/144.
|