A literatura de cordel é a poesia popular, herdeira do romanceiro tradicional, e, em linhas gerais, da literatura oral (em especial dos contos populares, com predominância dos contos de encantamento ou maravilhosos). É a literatura que reaproveita temas de tradição oral, com raízes no trovadorismo medieval lusitano, continuadora das canções de gesta, mas também espelho social de seu tempo.
O cordel é caracterizado por uma linguagem escrita que conserva muito a oralidade. Isso acontece pelo seu próprio modo de produção: embora circule em suportes impressos, constituindo uma literatura escrita, ela nasce geralmente de um evento oral e normalmente tem como fim ser lida em voz alta com entonação e/ou acompanhada por música. Portanto trabalhar a literatura de cordel é valorizar um gênero literário do Nordeste brasileiro, pois representa a comunicação popular de massa. E durante a realização da webquest os objetivos principais para trabalhar com cordel, estão pontuados abaixo:
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identificar elementos da arte popular nos folhetos de cordel;
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Estimular nos participantes um olhar crítico, simultaneamente poético sobre a realidade brasileira;
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Ampliar o conhecimento sobre a identidade do povo nordestino através dos poemas;
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Incentivar a sociabilidade entre as criança através da construção conjunta de uma exposição de folhetos de cordel criados pelos alunos;
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Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados ao Brasil;
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Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares etc.