REVOLTA POPULAR NO EGITO

PROCESSO

 
 

Primeira etapa: Identificando as principais características da sociedade egípcia atual

Leiam as reportagens Egito em números, O futuro incerto da economia egípcia e Turbulências atingem nove países em 2011, publicadas no site VEJA.com. Em seguida, cada grupo deverá elaborar sua própria cronologia dos protestos, preparando uma galeria de imagens e textos. Abram uma discussão dentro do grupo sobre o que aprenderam em relação ao tema/situação-problema e levantem as respostas. Ao longo da discursão, um integrante da equipe deverá anotar essas respostas.

Leiam também as reportagens "Oposição foi sufocada por 30 anos" em que são apresentados os principais partidos egípcios e os movimentos de oposição), "Cresce pressão por transição imediata" e "Confronto opõe simpatizantes e opositores de Mubarak". Busquem respostas mais embasadas e completas para o questionamento e procurem identificar a visão dos árabes sobre as manifestações e os protestos e a opinião de outros países do mundo sobre os mesmos.

Segunda etapa – Produção Textual

Nesta etapa, elaborem individualmente um texto argumentativo esclarecendo:

- As diferenças e semelhanças em relação aos conflitos ocorridos na Líbia, na Tunísia, na Argélia, no Sudão;

- Quais eram as reivindicações populares em cada situação;

- Qual a importância da internet na organização das manifestações

- Se no Egito as manifestações foram provocadas por um regime fundamentalista ou por uma ditadura teocrática.

Os textos deverão ser lidos e discutidos em sala, com a mediação dos professores de História e Geografia, onde os professores e os colegas da turma avaliarão o que compreenderam sobre a questão levantada e se há fragilidade ou equívoco nas informações apresentadas.

Terceira etapa – Montagem do Jornal

Cada grupo, deverá listar os assuntos a serem abordados em cada uma das seções do jornal mural e façam um breve resumo sobre eles, ou seja, a pauta. Escolham os possíveis entrevistados, como outros professores de Geografia, História e Sociologia, e procurem captar as visões deles sobre o que motivou a juventude daquele país a se rebelar contra o Governo Árabe e suas opiniões sobre o futuro dessas sociedades a partir dessas revoltas. Pesquisem na internet ilustrações para as notícias, incluindo mapas. Outra tarefa: decidam o nome do jornal, o número de páginas da publicação e o cronograma para a realização.

Finalizados os textos e escolhidas as imagens, todos os materiais deverão ser revisados e a diagramados, sob a supervisão dos professores de Gramática e Informática.

Combinem com os professores e com a direção da escola os melhores pontos para afixar o material.

Abaixo estou disponibilizando links com as fontes citadas 


Fernando Gabeira comenta as manifestações no mundo árabe
Manifestações pró-democracia se espalham pelo mundo árabe
Onda de rebeliões no norte da África e no Oriente Médio
O Egito em números
O futuro incerto da economia egípcia
Turbulências atingem nove países em 2011
Oposição foi sufocada por 30 anos
Cresce pressão por transição imediata
Confronto opõe simpatizantes e opositores de Mubarak
 
 
Aventura na Web criada por André Ubiratã Santos Nascimento com