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"Saiu
o semeador a semear. Semeou o dia todo e a noite apanhou aindacom as mãos
cheias de sementes. Ele estava tranqüilo sem pensar na colheita porque muito tinha
colhido do que outros semearam.”
A educação ambiental vem exatamente mostrar que o
ser humano é capaz de gerar mudanças significativas ao trilhar caminhos que
levam a um mundo socialmente mais justo e ecologicamente mais sustentável.O
homem é um predador. Desde que surgiu na Terra, vem tirando
dela o necessário para sua subsistência. Mais que isso: vem desperdiçando
os recursos que, generosamente, a natureza coloca à sua disposição. Durante
séculos, o homem extraiu do meio ambiente o que bem quis, sem se preocupar em
repor o que dela retirava ou, ao menos, em garantir que, no futuro, ainda
houvesse o que dele extrair. A partir do século XX, quando a civilização deu um
salto e a humanidade atingiu o número de 6 bilhões de pessoas, a natureza
cobrou seu preço. Os recursos naturais, que pareciam inesgotáveis, começam a
rarear; espécies e mais espécies de animais estão extintos ou ameaçados de
extinção. A industrialização crescente, a poluição em níveis nunca vistos, a
extração selvagem, ameaçam a Terra. Mas ainda é possível reverter esse quadro
através da Educação Ambiental.Uma educação transformadora envolve não só uma
visão ampla de Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam
de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no
presente e para o futuro; para que saibam exigir e respeitar os direitos
próprios e os de toda a comunidade tanto local como internacional; e se
modifiquem tanto interiormente, como pessoas, quanto nas suas relações com o
ambiente.Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo,
como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição política e
competência técnica para programar projetos a partir do aporte teórico e formador
de profissional competente. (JR PHILIPPI; PELICIONI, 2005).Dentro deste
contexto procuramos ver as possibilidades da implementação da Educação
Ambiental em nossa escola e paralelamente a isso dentro da nossa realidade
tentamos inserir a teoria e a prática no nosso cotidiano escolar.Assim sendo,
procuramos enfatizar a coleta seletiva na escola trabalhando com os 3 Rs
Coleta
seletiva
É
separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais
recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho
ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades,
etc.
Reciclagem
É
a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser
comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são
transformados em novas folhas.
Minimização
de resíduos
Chamamos
de 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois
Reaproveitar tudo
o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.
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