A Educação Ambiental e uma Vida Saudável

INTRODUÇÃO

 
 

"Saiu o semeador a semear. Semeou o dia todo e a noite apanhou aindacom as mãos cheias de sementes. Ele estava tranqüilo sem pensar na colheita porque muito tinha colhido do que outros semearam.”

A educação ambiental vem exatamente mostrar que o ser humano é capaz de gerar mudanças significativas ao trilhar caminhos que levam a um mundo socialmente mais justo e ecologicamente mais sustentável.O homem é um predador. Desde que surgiu na Terra, vem tirando dela o necessário para sua subsistência. Mais que isso: vem desperdiçando os recursos que, generosamente, a natureza coloca à sua disposição. Durante séculos, o homem extraiu do meio ambiente o que bem quis, sem se preocupar em repor o que dela retirava ou, ao menos, em garantir que, no futuro, ainda houvesse o que dele extrair. A partir do século XX, quando a civilização deu um salto e a humanidade atingiu o número de 6 bilhões de pessoas, a natureza cobrou seu preço. Os recursos naturais, que pareciam inesgotáveis, começam a rarear; espécies e mais espécies de animais estão extintos ou ameaçados de extinção. A industrialização crescente, a poluição em níveis nunca vistos, a extração selvagem, ameaçam a Terra. Mas ainda é possível reverter esse quadro através da Educação Ambiental.Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; para que saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade tanto local como internacional; e se modifiquem tanto interiormente, como pessoas, quanto nas suas relações com o ambiente.Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição política e competência técnica para programar projetos a partir do aporte teórico e formador de profissional competente. (JR PHILIPPI; PELICIONI, 2005).Dentro deste contexto procuramos ver as possibilidades da implementação da Educação Ambiental em nossa escola e paralelamente a isso dentro da nossa realidade tentamos inserir a teoria e a prática no nosso cotidiano escolar.Assim sendo, procuramos enfatizar a coleta seletiva na escola trabalhando com os 3 Rs

Coleta seletiva

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Minimização de resíduos

Chamamos de 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois

Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.



 
 
Aventura na Web criada por Prof. Sandra e 7 FRAM com