Vegetais.

INTRODUÇÃO

 
  Os vegetais na alimentação

Os vegetais devem ser consumidos na nossa alimentação diária. Com eles podemos ter tudo o que o organismo precisa para se nutrir: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.

Fontes e proteínas

As leguminosas são uma das principais fontes de proteínas vegetais. O feijão, a soja. A ervilha e o grão-de-bico são muito ricos em proteínas. As proteínas são indispensáveis ao crescimento e à reparação dos órgãos. Por isso, elas são consideradas alimentos plásticos ou estruturais.

Fontes de carboidratos

Carboidratos são alimentos que fornecem energia para o funcionamento do organismo. Por isso, eles são chamados de alimentos energéticos. O amido, a sacarose, a glicose e a frutose são tipos de carboidratos.

Amido – é encontrado na batatinha, na mandioca, nos grãos de milho, trigo e arroz, entre outras fontes.

Sacarose – extraída da cana-de-açúcar, é o açúcar que usamos para adoçar sucos, café, etc.

Glicose – é um açúcar encontrado em frutos diversos.

Frutose – também é encontrada em frutos diversos.

Fontes de lipídios

Entre os lipídios, destacam-se os óleos e as gorduras, que são também alimentos energéticos. O coco, o dendê, o girassol, a soja e o milho são vegetais muito ricos em lipídios. Com eles fabricam-se os diferentes óleos usados na nossa alimentação.

Fontes de vitaminas

As vitaminas são substâncias indispensáveis ao bom funcionamento do nosso corpo. As mais comuns são: a vitamina A, as vitaminas do complexo B e as vitaminas C, D, E e K.

Fontes de sais minerais

Os sais minerais também são importantes para o funcionamento do organismo. Eles fortalecem os ossos, colaboram no crescimento e na formação dos glóbulos vermelhos, entre outros benefícios. São exemplos de sais minerais os sais de fósforos, de nitrogênio, de cálcio e de ferro.

Encontramos grandes quantidades de sais minerais nos legumes, nas verduras, nos grãos e nas frutas.

 
 
Aventura na Web criada por Lucca , Vitor com