Supply Chain Management

INTRODUÇÃO

 
 

O supply chain management, ou gerenciamento da cadeia de suprimento, é a ciência que visa unir todas as fases do processo de supply chain (cadeia de suprimento), visando otimizar os métodos e as etapas de produção , compras e suprimentos, inventário, administração, previsões, armazenagem, transporte e entregas dos produtos. Baseia-se na parceria de empresas de diversos setores de cada uma das etapas do supply chain, como fornecedores, indústria, armazéns, varejista, distribuidores, etc.

O CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM

Para melhor entender o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos, é fundamental entender primeiro o conceito de canal de distribuição já bastante consolidado  e muito utilizado por marketing. Instrumento fundamental para a eficiência d processo de comercialização e distribuição de bens e serviços, o canal de distribuição pode ser definido como o conjunto de unidades organizacionais, instituições e agentes, internos e externos, que executam as funções que dão apoio ao marketing de produtos e serviços de uma determinada empresa. (Christopher, 1999).

Segundo Isaac (1996), o avanço da informática, combinado com a revolução nas telecomunicações, criou as condições ideais  para se implementar processos eficientes de coordenação . É exatamente esse esforço de coordenação nos canais de distribuição, por meio da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes, que está sendo denominado de Supply Chain Management.

Em outras palavras, o SCM representa o esforço de integração  dos diversos participantes do canal de distribuição  por meio da administração  compartilhada de processos-chave de negócios que unem várias unidades organizacionais e pessoas, desde o consumidor final até o fornecedor  de matéria-prima.


 
 
Aventura na Web criada por Profº Nelson com