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O supply chain management, ou gerenciamento da cadeia de
suprimento, é a ciência que visa unir todas as fases do processo de supply
chain (cadeia de suprimento), visando otimizar os métodos e as etapas de
produção , compras e suprimentos, inventário, administração, previsões,
armazenagem, transporte e entregas dos produtos. Baseia-se na parceria de
empresas de diversos setores de cada uma das etapas do supply chain, como
fornecedores, indústria, armazéns, varejista, distribuidores, etc.
O CONCEITO DE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM
Para melhor entender o conceito de gerenciamento da cadeia
de suprimentos, é fundamental entender primeiro o conceito de canal de
distribuição já bastante consolidado e
muito utilizado por marketing. Instrumento fundamental para a eficiência d
processo de comercialização e distribuição de bens e serviços, o canal de
distribuição pode ser definido como o conjunto de unidades organizacionais,
instituições e agentes, internos e externos, que executam as funções que dão
apoio ao marketing de produtos e serviços de uma determinada empresa.
(Christopher, 1999).
Segundo Isaac (1996), o avanço da informática, combinado com
a revolução nas telecomunicações, criou as condições ideais para se implementar processos eficientes de
coordenação . É exatamente esse esforço de coordenação nos canais de
distribuição, por meio da integração de processos de negócios que interligam
seus diversos participantes, que está sendo denominado de Supply Chain
Management.
Em outras palavras, o SCM representa o esforço de
integração dos diversos participantes do
canal de distribuição por meio da
administração compartilhada de
processos-chave de negócios que unem várias unidades organizacionais e pessoas,
desde o consumidor final até o fornecedor
de matéria-prima.
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