Lógica de Programação

INTRODUÇÃO

 
 

INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 

O que é lógica?

Lógica, na definição da palavra, está relaciona à coerência e à raciocinalidade. Podemos relacionar lógica com a “correlação do pensamento”, ou com a “arte de bem pensar” ou até que é a “ciência das formas de pensamento”. Como a nossa razão pode funcionar de forma desordenada, podemos dizer que a lógica estuda e ensina a colocar “ordem no pensamento”.

O que é Lógica de Programação?

A Lógica de Programação é “o uso correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar”. (Forbellone / Eberspächer, 2005)

Sintetizando, podemos dizer que a Lógica de Programação mada mais é que o uso da lógica para a programação (meio óbvio, não?). Como assim? Devemos utilizar a lógica, levando em conta que o computador irá fazer exatamente o que você disser para ele fazer.

O que é um Algoritmo?

Um algoritmo (por alguns, chamado de Portugol, ou pseudo-linguagem) nada mais é que uma seqüência de passos a serem seguidos para que se possa atingir um objetivo. Um exemplo extremamente comum de algoritmo é uma receita.  Nela são escritos os passos para que se chegue ao resultado. Algoritmo é uma seqüência de passos para chegar a um resultado esperado.

De que maneira representamos o Algoritmo?

Existem diversas formas de representar um algoritmo. As formas gráficas, na forma de fluxograma, são mais puras por serem mais fiéis ao raciocínio original, porém, é necessário conhecer as convenções gráficas de cada algoritmo, além do fato de ser extremamente trabalhoso quando se trata de um algoritmo maior. 


 
 
Aventura na Web criada por Rafael de Mattos Medeiros com