Investindo na melhoria da qualidade da escola

INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido, ultimamente, sobre a qualidade da escola brasileira. As avaliações a que elas têm sido submetidas, em todos os níveis, deixam claro que ainda temos um caminho muito longo a percorrer para alcançarmos índices satisfatórios de rendimento, que nos aproximem dos resultados obtidos por países mais desenvolvidos.

                Desde que a atual LDB entrou em vigor, em 1996, muito se tem discutido a respeito da gestão democrática das escolas, da descentralização administrativa dos sistemas de ensino e da autonomia das instituições.

                Após tantos anos de vigência da Lei, o que verificamos em nossas escolas são avanços muito pequenos em relação ao exercício da autonomia, predominando formas tradicionais de ver o papel do professor e dos gestores escolares, apegados a normas e procedimentos ditados por níveis superiores de autoridade do sistema de ensino.

                Conferir à escola maior poder de decisão, significa dar-lhe possibilidade de realizar os seus projetos, liberando-a das amarras administrativas que têm sido alvo de críticas e questionamentos. É preciso ver cada escola no seu contexto, na sua historicidade, na sua inserção na comunidade a que serve. Isso implica aumento de responsabilidade para os seus membros, principalmente o diretor. A ele cabe o complexo trabalho de articulação, tanto internamente, com os professores e funcionários, como com as lideranças locais, os pais e demais níveis do sistema a fim de obter o apóio necessário para a execução dos projetos assumidos pela comunidade escolar.

               Todas as ações que têm sido publicadas ultimamente sobre o desempenho das escolas, inclusive pela imprensa não especializada, deixam claro que as escolas que “dão certo”, ou seja, as que se diferenciam das demais, não são necessariamente aquelas mais equipadas ou melhor situadas, mas as que têm melhor gestão, com pessoal menos instável, com um diretor que exerce uma liderança efetiva, formando uma equipe comprometida com a escola por meio de uma gestão democrática e participativa.



Aventura na Web criada por Sônia Aparecida Romeu Alcici com