História Regional: História de Londrina

INTRODUÇÃO

A História Regional, atualmente é alvo de grandes debates, sendo cada vez maior a quantidade de historiadores que consideram essa história importante para compreendermos as peculiaridades   de cada região. Mas, como trazer a temática sobre a História Regional para dentro das salas de aula, uma vez que os materiais didáticos apresentam uma história geral, não considerando as diferenças culturais e regionais de cada parte do nosso imenso Brasil? Pensando nesta problemática,  elaboramos  uma Webquest abordando   a temática sobre a História Regional, para que os alunos compreendam a importância da história de sua cidade, e, como essa história regional não está desvinculada da História Geral do Brasil, uma vez que fazemos parte de um só país, mas,  com muitas diferenças.  Esta Webquest destina-se a alunos da 8ª    série do Ensino Fundamental Fase II, tem como objetivo principal, uma retomada na história de Londrina através de imagens, buscando resgatar o sentido de identidade, de pertencimento,  possibilitando ao aluno que ele se reconheça como um agente histórico, uma vez que, para compreendermos quem  somos precisamos conhecer nosso passado. Espera-se com essa atividade, que o aluno se reconheça como agente desta história, superando    aquela idéia equivocada e tradicional de ensino, onde a História é vista como algo distante,  um mero relato de fatos  e de grandes heróis, para se transformar  em uma história de todos, próxima de cada um. Ao  propor uma Webquest em História Regional, enfatizando a história de Londrina,  visamos também, superar aquela  idéia tradicional de ensinar,onde o professor é apenas um transmissor do conhecimento e o aluno um mero receptor. Ao pesquisar sobre a História da Cidade de Londrina, o aluno será conduzido a viajar no tempo através do acesso as imagens  e buscar informações em sites que abordem sobre o tema.  Desta forma,  o aluno será o responsável em produzir seu próprio conhecimento, uma vez que caberá a ele buscar as informações que necessita. Ao professor,  caberá direcionar o aluno aos caminhos do saber sendo o mediador,  rompendo assim com os paradigmas tradicionais da educação.

 



Aventura na Web criada por Simone do Amaral com