História Regional: História de Londrina

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será formativa e somativa: Avaliação formativa: Num primeiro momento, será avaliado a construção do conhecimento através da qualidade da pesquisa e a participação dos envolvidos no processo,  observando principalmente se os alunos conseguirão atingir os objetivos propostos. Por considerarmos importante que a avaliação ocorra não em momentos determinados, mas, que o aluno seja avaliado dentro de um processo contínuo e sistemático, a avaliação ocorrerá em diferentes momentos, em diferentes etapas, ou seja, os alunos serão avaliados constantemente. Partilhamos das idéias da professora Edilaine Vagula quando argumenta que o professor “deve realizar o acompanhamento do desenvolvimento e a construção do conhecimento por parte do aluno."(2011,p.5), de forma processual, contínua e sistemática, avaliando desde o início até o resultado final da pesquisa.  Quanto à avaliação somativa, na realidade escolar e na própria estrutura educacional vivenciamos    práticas  tradicionais de avaliar, por isso, será necessário atribuir nota para a pesquisa,  embora não concordamos com esse método sendo único meio de avaliar.  Assim pensando, os alunos serão avaliados em vários momentos durante todo o processo da realização da pesquisa e também através da apresentação dos slides de duas maneiras:individualmente e em grupo.A avaliação individual será feita levando em consideração o conhecimento prévio do aluno sobre o tema,  a clareza e domínio do conteúdo, pela demonstração de interesse em realizar a pesquisa individual e  coerência de suas argumentações. Em grupo os alunos serão avaliados, pela capacidade de trabalharem  em equipe,  pela qualidade da informações,apresentação, conteúdo do trabalho e se realmente compreenderam a importância da História Regional,  se reconhecendo  como parte integrante desta história.

 



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