A avaliação será formativa e somativa: Avaliação formativa: Num primeiro momento, será avaliado a construção do conhecimento através da qualidade da pesquisa e a participação dos envolvidos no processo, observando principalmente se os alunos conseguirão atingir os objetivos propostos. Por considerarmos importante que a avaliação ocorra não em momentos determinados, mas, que o aluno seja avaliado dentro de um processo contínuo e sistemático, a avaliação ocorrerá em diferentes momentos, em diferentes etapas, ou seja, os alunos serão avaliados constantemente. Partilhamos das idéias da professora Edilaine Vagula quando argumenta que o professor “deve realizar o acompanhamento do desenvolvimento e a construção do conhecimento por parte do aluno."(2011,p.5), de forma processual, contínua e sistemática, avaliando desde o início até o resultado final da pesquisa. Quanto à avaliação somativa, na realidade escolar e na própria estrutura educacional vivenciamos práticas tradicionais de avaliar, por isso, será necessário atribuir nota para a pesquisa, embora não concordamos com esse método sendo único meio de avaliar. Assim pensando, os alunos serão avaliados em vários momentos durante todo o processo da realização da pesquisa e também através da apresentação dos slides de duas maneiras:individualmente e em grupo.A avaliação individual será feita levando em consideração o conhecimento prévio do aluno sobre o tema, a clareza e domínio do conteúdo, pela demonstração de interesse em realizar a pesquisa individual e coerência de suas argumentações. Em grupo os alunos serão avaliados, pela capacidade de trabalharem em equipe, pela qualidade da informações,apresentação, conteúdo do trabalho e se realmente compreenderam a importância da História Regional, se reconhecendo como parte integrante desta história.
|
|
 |
|
|