História Regional: História de Londrina

CONCLUSÃO

Espera-se com essa atividade, que o aluno se reconheça como um agente histórico, capaz de promover mudanças. Que o aluno compreenda que a História não é algo distante de nós, mas, que somos agentes desta história que a cada dia se renova. Espera-se que o aluno compreenda que a História Geral, é feita por historias regionais, e que essas histórias  são  importantes, porque dão vozes a personagens silenciados pela História geral, revelando contextos e informações que contribuem no processo de construção do conhecimento do aluno ao se reconhecer como parte integrante e atuante desta história. Ao conduzir o aluno a diversos caminhos que o levem a adquirir conhecimento através de suas próprias pesquisas, acreditamos que estamos dando os primeiros passos para superar os paradigmas tradicionais da educação, onde o professor é o mero transmissor deconhecimento e o aluno é o mero receptor de informações, indo em direção ao novo paradigma, onde o aluno é o responsável em ir buscar e construir o seu próprio conhecimento e o professor passa a ser o mediador,  atingindo os nossos objetivos.

Créditos:

 

AMARAL, Simone do. HistóriaRegional: História de Londrina. Disponível  em:

http://www.cfpa.pt/phpwebquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=2521&id_pagina=1

 

BONI, Paulo César. A fotografia como mídia visual  da recuperação histórica de Londrina. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de EstudosInterdisciplinares da Comunicação: V Congresso Nacional de História da Mídia. SãoPaulo, maio/jun 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/outros/hmidia2007/resumos/R0109-1.pdf>. Acesso em 09 maio. 2011.

 

BRIGUET, Paulo. Memória: O Nascimento de uma cidade. Jornal de Londrina, Londrina, 21 ago.2009. Disponível em:

<http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?id=916707>. Acesso em 09 maio. 2011.

 

FRANÇA, Cyntia Simioni. Construçãode Materiais  Didáticos em EAD.Londrina: UnoparVirtual, 2011.

 

Museu de Imagem e História. Unopar Virtual.  Londrina.Disponível em: <http://www2.unopar.br/sites/museu/exposicao_pioneiros/exposicao_pioneiros.html>.Acesso em 09 maio. 2011.

 

PAGNAN, Celso Leopoldo. Comunicaçõese Mídias Interativas. Londrina: Unopar Virtual, 2010.

 

POLVORA, Paulo; PEIXOTO, Fernanda. Resgate: História de Londrina Parte 1. Disponívelem: <http://www.youtube.com/watch?v=ypFbNRtyuZ0>.Acesso em 08 maio. 2011.

 

POLVORA, Paulo; PEIXOTO, Fernanda. Resgate: História de Londrina Parte 4.

<http://www.youtube.com/watch?v=6QNPQV56h7U>.Acesso em 08 maio. 2011.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA. Londrina. Disponível em:<http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=5>. Acesso em 09 maio. 2011.

 

SCANDOLHERE, Vagner.  Londrina-Pr. “Décadas de História”História”.  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pbd-v7R_SjU>.Acesso em 08 maio. 2011.

 

SUZUKI, Juliana Telles Faria. Teorias da Aprendizagem Aplicadas à Educação Mediada Pelas Tecnologias.Londrina: Unopar Virtual, 2010.

 

TÚNEL DO TEMPO. Disponível em: <http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_tunel_Londrina.htm>Acesso em 08 maio. 2011.

 

UNIVERSIADE ESTADUAL DE LONDRINA. Catálogo do Museu Histórico de Londrina. Londrina: UEL, 2010.Disponível em: <http://www.uel.br/museu/publicacoes/apresentacao2.pdf>.Acesso em 10 maio. 2011.

 

VAGULA, Edilaine. Avaliaçãoem EducaçãoMediada Pelas Tecnologias. Londrina: Unopar Virtual,2011. 

 



Aventura na Web criada por Simone do Amaral com