TERRA, planeta com vida

INTRODUÇÃO

O Homem da Antiguidade sentia-se simultaneamente fascinado e aterrorizado com os fenómenos celestes, atribuindo a sua origem a seres divinos. O desenvolvimento que se tem verificado nos últimos anos, ao nível da exploração espacial, tem permitido à Humanidade aprofundar ainda mais o conhecimento que tem do Universo e, em particular, dos astros do Sistema Solar.

O Sistema Solar teve origem há cerca de 4,6 mil milhões de anos, a partir de uma nuvem de poeira e gás que se foi comprimindo e tornando cada vez mais quente. A parte central originou o Sol; à sua volta condensaram-se os materiais mais densos - os planetas interiores; a maior distância agregaram-se os materiais mais leves -  os planetas exteriores. Para além do Sol e dos planetas, no Sistema Solar encontram-se outros corpos celestes: asteróides, cometas e meteoróides. 

A Terra é um dos oito planetas principais do Sistema Solar. Se cada planeta tem identidade própria, a Terra tem características únicas dentro do Sistema Solar. É o único planeta que apresenta vida.



Aventura na Web criada por Ana Paula Ferreira com