Tradicionalmente entendida como estudo ou reflexão científica ou filosófica, e eventualmente até teológica sobre costumes e ações humanas, conhecemos Ética como a própria vida, quanto aos costumes que consideramos corretos. A ética pode ser o estudo das ações e costumes ou a própria realização de algum tipo de comportamento.
Questões sobre ética aparecem diariamente em nossas vidas ao nos perguntarmos, por exemplo, se num país capitalista o princípio do lucro poderia estar acima ou abaixo das leis da ética.
No universo corporativo as organizações têm se preocupado em resgatar valores éticos e em desenvolver ações voltadas a questões sociais.
Atualmente, a ética é considerada nas organizações fator de competitividade, assumindo grande importância e tornando-se o grande foco no mundo corporativo.
Ao nos questionarmos sobre o porquê da preocupação com a ética nas organizações, devemos levar em consideração o cenário atual. Hoje, a sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem cada vez mais consciência de seus direitos e exige que as mesmas adotem uma postura que torne visível seu posicionamento em relação a questões que envolvem os princípios éticos, o que implica uma mudança de atitude diante de seu público alvo.