O Parque Natural da Arrábida abrange os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal e foi criado pela urgência de preservação de valores naturais, históricos e económicos. O parque compreende o maciço litoral da Arrábida, do Outão ao cabo Espichel. Para o interior a serra desemboca no vale, onde ficam as localidades da Rasca, Picheleiros, as vilas de Azeitão e de Palmela.
Apresenta-se como uma área de revitalização dos espaços rurais e actividades tradicionais, onde o fabrico do queijo de Azeitão e vinhos de mesa, são mostras da perfeita integração no meio e da vida comunitária da população.A originalidade da paisagem deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural.
A fauna existente no Parque é variada e dentro desta destacam-se o geneto (Genetta genetta); a raposa (Vulpes vulpes); o texugo (Meles meles); o gato bravo (Felis silvestris); a lebre (Lepus capensis); águia de asa redonda (Buteo buteo); peneireiro (Falco tinnunculus); a coruja das torres (Tyto alba) e o bufo real (Bubo bubo).
Em relação à flora salientam-se, por exemplo, os carvalhais de Quercus faginea (carvalho português) frequentes um pouco por toda a Arrábida; o Quercus coccifera (pinheiro-carrasco); a oliveira (Olea europaea) e alfarrobeira (Ceratonia siliqua) nos vales orientados a Sul.