Passo# 1
O grupo une esforços e investiga sobre a concepção das webquest, dividindo a tarefa pelos membros do grupo. Após pesquisa, reúnem informação e discutem sobre as partes constituintes da webquest, construindo um texto ou esquema que elucide isso mesmo.
Passo# 2
O Eficiente está preocupado com a pertinência das actividades de webquest. As webquests analisadas são pertinentes no âmbito do currículo? Esta está bem estruturada para servir os propósitos da aprendizagem? A webquest viabiliza uma aprendizagem efectiva?
O Cooperativo está preocupado com a componente colaborativa da Webquest. Será que esta inspira ao trabalho colaborativo e à cooperação entre os indivíduos que compõem o grupo? A conclusão da webquest depende do trabalho conjunto de todos os membros do grupo ou não?
O Construtivista: está preocupado com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A Webquest implica a construção de conhecimento através de diferentes formas e fontes de informação? A Webquest motiva a criatividade e estimula o pensamento crítico?
O Tecnólogo está preocupado com a parte técnica da Webquest. Esta está bem construída e é atractiva aos olhos dos alunos? A sua estrutura é linear e de fácil navegação? Os links e sites sugeridos estão activos? Os sites e os links são pertinentes para a recolha de informação?
Individualmente cada participante examina as Webquests providenciadas em recursos e tira notas relativamente à sua área de análise e função dentro do grupo, utilizando para tal o formulários de avaliação fornecidos.
Após a análise dos sites o grupo junta-se (através de fórum, email, MSN, skype, etc – o meio que mais convir ao grupo) e tenta responder às perguntas colocadas por esta Webquest. O grupo deve considerar as opiniões de todos os membros e chegar a um consenso através de um texto final com as conclusões do grupo.
(Veja Tarefa 1 em:
ttp://moodle.esev.ipv.pt/visprof/course/view.php?id=7&edit=1&sesskey=RLslsOFGGp, Tópico 4.