Compreendendo o ser humano como animal que rompe com a natureza por meio da cultura, porque o mesmo é racional, livre e dotado de linguagem, estes aspectos diferenciam o humano dos demais animais e o possibilita a construção cultural e ser construído pela cultura e pela história.
A cultura do cacau nos seus 100 anos de história comercial fez a riqueza e a miséria da região, também deu o perfil cultural dos homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos desse território.
Atuar como profissional em qualquer área requer inserção cultural, conhecer as suas manifestações culturais, históricas, políticas, artísticas, étnicas, religiosas e econômicas.
Esta webquest propõe a realização de um seminário em que o estudante deverá ter um contato direto com a comunidade, movimentos, organizações sociais, tendo como base referenciais teóricos e recursos multimidiáticos que ampliarão o seu leque reflexivo, aprofundando a busca de novos paradigmas.
Traçaremos aqui um percurso que permitirá ao aluno uma investigação da realidade regional, aproximando o discente de movimentos sociais e culturais bem como da comunidade local.