E porque não OS MAIAS?

PROCESSO

 
 

A. Atividades prévias: i) audição de "Apontamentos Sr. Américo" - "Mixórdia de temáticas" (Ricardo Araújo Pereira); ii) visionamento de Exposição (filme "Os Maias", de João Botelho) - avaliação do oral; iii) leitura de um capítulo da obra (a pares/individualmente) e apresentação à turma.

B. Dossier sobre Eça de Queirós

TAREFA 1 – QUEM FOI EÇA DE QUEIRÓS?

a) fotobiografia 

Eça foi representado de mil e uma maneiras: sérias e cómicas. Vamos descobri-las. Vão recolher imagens desses dois tipos na Web sobre ele, a sua família, os seus amigos e constituir a sua fotobiografia – entre 5 a 8 imagens. OBRIGATÓRIA a fonte de cada imagem.

b) entrevista de rua

O que sabe a sociedade sobre Eça e a sua obra? São conhecidos ou desconhecidos? É o que vão descobrir. Preparem 3 questões e vamos para a rua à descoberta. i) entrevistem 1 ou 2 pessoas de idades diferentes; ii) gravem as suas respostas; iii) tirem foto com elas, se permitirem; iv) façam um BREVE texto expondo os resultados e comentando-os 130 a 170 palavras).

TAREFA 2: LEITURA, ANÁLISE E COMUNICAÇÃO DE:

a) excerto da obra

Cada grupo: i) faz um pequeno podcast com a leitura em voz alta de 20 linhas; ii) analisa o excerto que lhe calhou e responde a questões sobre o mesmo.

b) temas de estudo da mesma

Cada grupo elabora a síntese dos temas de estudo da obra que lhe calharam (contextualização e análise).

TAREFA 3 – BREVE CONFRONTO COM A ATUALIDADE

Cada grupo vai descobrir de que forma alguns dos temas estudados n’OS MAIAS têm semelhanças ou diferenças com a atualidade - temas na grelha da sala de aula. Sobre o tema que lhe calhou, cada grupo constroi um cartaz em A4 que integrará no dossier sobre Eça e imprimirá em A3 para a exposição. Para fazer um cartaz ver o link no fundo desta página.

**************************************

Todos os produtos das tarefas são registados num documento word, convertido para PDF e transformado num e-book no site indicado no primeiro link do fundo desta “página”. O site permite editar configurações, portanto usem a vossa criatividade para embelezarem o vosso e-book. 

fonte da imagem: https://gulbenkian.pt/evento/os-maias-de-joao-botelho/


link para criar o e-book
tutorial flipsnack
tutorial flipsnack outra opção
link para instruções sobre criar um cartaz
 
Aventura na Web criada por Fernanda Lamy com