A
música é uma arte onde só os melhores triunfam! Poucos são aqueles
que, como é vulgarmente referido, “chegam, vêem, e vencem”. Ora, António Vivaldi foi exactamente uma dessas personalidades!
A
questão que se coloca é: em que medida o teu trabalho foi um contributo
importante para as gerações vindouras? É a esta e a outras interrogações
que se pretende que este WebQuest seja uma resposta. Esperamos que todos
aqueles que anseiem informar-se ou realizar um trabalho de pesquisa sobre António Vivaldi, possam ver neste projecto de trabalho um importante auxílio e
que se sintam orientados na sua busca.
Ah!e não te esqueças de um pequeno pormenor... À medida que foste
aumentando o teu conhecimento sobre este grande “mestre” tornaste
ainda possível a restituição de algum material cujo valor era imenso
para o Sr. Martins Aguiar! Quem sabe se o teu projecto não será o seleccionado?!
A importância de um
WebQuest assenta, acima de tudo, no seu carácter pedagógico. Ainda que
tenhamos procurado aperfeiçoar os aspectos estruturais do projecto, houve
uma necessidade suprema de estabelecer estratégias que cativassem o
utilizador! Estas sim, eram muito importantes! Mas quem será este
utilizador? Este utilizador (isto é, o público-alvo) será uma parcela
muito reduzida da nossa sociedade, a qual passaremos a caracterizar... O
público-alvo serão as turmas do 4º ano do 1º ciclo. Assim, pretendemos auxiliar
estes alunos a descobrir "Vivaldi através do "imenso Mundo"
que é a Internet, pois existe uma tendência natural para os utilizadores
se "perderem" enquanto procuram algumas informações.
Este WebQuest não se destina única e exclusivamente ao contexto de sala
de aula,mas, também ao interesse de pais e educadores ou professores titulares de turma.
Criou-se uma
história (ainda que fictícia) e que cativasse os alunos e que os levasse
a esforçar-se para recolher o maior número de informação num espaço
limitado de tempo (duas semanas).
Pretendia-se
igualmente que estes elaborassem um trabalho síntese apoiado na matéria
bruta que recolhessem através dos recursos que disponibilizámos on
line (vários sites), que constituiria uma forma saudável de testar
os conhecimentos que se pretendia que estes adquirissem.