QUALIDADE NA ESCOLA
 
 
Introdução
Tarefas
Processo
Avaliação
Conclusão
 
  TAREFA(S)  
 

PROGRAMA 5S                               

O Programa 5S é formado de cinco sensos que, colocados em prática, produzem transformações profundas na organização das empresas, escolas e na vida das pessoas. Oportunizar o trabalho com o programa 5S é importante, pois estes sensos interagem na vida do ser humano. Vivemos em um mundo onde a tecnologia se supera a cada dia e de forma abrupta somos surpreendidos com novos conhecimentos. A existência de tantos recursos artificiais descobertos, aperfeiçoados ou inventados pela humanidade, não possibilita que seja possível utilizá-los, ordená-los, limpá-los, conservá-los e, finalmente, descartá-los ou reciclá-los sem o aprendizado das ferramentas necessárias. Nossa vida é tão cheia de novidades e oportunidades, e o 5S pode nos mostrar como melhor aproveitá-las para a qualidade de vida. Qualidade de vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos viver. 

- Senso de Utilização Este senso nos ensina a separar o que é útil daquilo que não é mais utilizável e que deverá ser reaproveitado em outro local, reciclado ou doado, ou seja, saber utilizar, sem desperdiçar, material didático, água, energia elétrica... Não guardar na mochila, nos seus armários, nada que não seja necessário. Promover o amplo aproveitamento do potencial das pessoas (tempo, talento, criatividade). 

 - Senso de Ordenação  Este senso nos ensina a ordenar de forma adequada todo o material que é guardado, e utilizado no trabalho, em casa e na mochila do aluno. O que se usa sempre deve ficar bem perto. É importante também colocar etiquetas nos objetos para facilitar o uso e o retorno aos lugares de origem. Saber fazer uso do tempo, distribuindo as tarefas a serem cumpridas.  

- Senso de Limpeza O senso de limpeza nos ensina a limpar e manter limpos os ambientes em que vivemos: casa, escola, trabalho e áreas públicas. Locais limpos não são aqueles que a gente está sempre limpando, mas aqueles que a gente não suja. Ao fim de cada dia de trabalho ou tarefa o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.

- Senso de SaúdeSenso de saúde é ambiente limpo, manutenção da ordem, da limpeza e principalmente disciplina. Cada pessoa deve ter consciência da importância de se trabalhar e estudar num local limpo e organizado. Quem exige qualidade cuida também da aparência e higiene pessoal. Em um ambiente limpo, a segurança é maior, o pessoal deve ter consciência da importância desta fase, tomando um conjunto de medidas: eliminar as condições inseguras do local, evitando acidentes ou manuseios perigosos; humanizar o local de trabalho numa convivência harmônica; difundir material educativo sobre a saúde e higiene; respeitar os colegas como pessoas e como profissionais; colaborar, sempre que possível, com o trabalho do colega; cumprir horários; entregar documentos ou materiais requisitados no tempo hábil.

- Senso de Autodisciplina O senso de autodisciplina é a autogestão, cada um se cuidando,  adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoal sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável. Ter senso de autodisciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato", "ter vontade de", "se predispor a". Não se trata puro e simplesmente de uma obediência cega, submissa. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros. Ter Senso de Autodisciplina significa ainda desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e as vontades alheias.

O objetivo desta tarefa é organizar e identificar os sensos na escola, através de grupos de alunos e professores, cada grupo pode adotar um senso e em conjunto apresentar aos demais colegas da escola com intuito de aplicar os conceitos dos censos em toda a organização.

 



 
     
     
 
Aventura na Web criada por JANE ANGONESE com