Assistente Social nas escolas públicas do Brasil
 
 
Introdução
Tarefas
Processo
Avaliação
Conclusão
 
  INTRODUÇÃO  
 

O tema desta webquest é com base nas discussões e mobilizações por parte da categoria dos assistentes sociais em torno da implantação do Serviço Social nas escolas da rede pública de Ensino Fundamental  e Ensino Médio o qual resultou em 22 de outubro de 2000 na cidade de São Paulo em um parecer jurídico e também    nos Projetos de Lei (LP) nº 3688 de 2000 e nº 837 de 05 de julho de 2005, que dispõem sobre a introdução do assistente social  e Psicólogos  no quadro de profissionais da educação nas  escolas públicas do estado de São Paulo, este projeto também poderá abranger os outros estados do nosso país. em especial ao Rio Grande do Sul, estado onde resido e trabalho.  Portanto a pertinência deste trabalho consiste em construir reflexões e conhecimentos acerca da  necessidade da atuação do Serviço Social no sistema escolar público.

A Constituição Federal do Brasil de 1988 que promulgou o Estado Democrático de Direito, aponta para a educação pautada na formação cidadã.

A escola como campo de possibilidade nesta perspectiva de educação, deve buscar estratégias de ação junto à comunidade escolar para viabilizar o processo de construção da cidadania. A proposta da educação ora apresentada, sugere à  absorção de profissionais de outras áreas, além daqueles vinculados ao magistério, ampliando a visibilidade aos fatores que incidem no processo educativo, entre os quais as questões sociais, que constitui o foco do Serviço Social, daí ser essencial na dinâmica escolar, o profissional de Serviço Social, ou seja,  a atuação do Assistente Social.  

O Serviço Social, situando-se na abordagem das relações sociais, deve se revelar no âmbito escolar articulando  a comunidade escolar – educadores, educandos e a sua família-, a partir da intervenção nas relações sociais nela existentes, no sentido da tomada de consciência de que as questões sociais pemeiam o processo educacional e, portanto, merecem um “ olhar profissional “ e, por conseguinte, uma  “ intervenção profissional”.

  Não podemos criar alunos de costas para a realidade histórica, e não entender as conjunturas educacionais, o esvaziamento dos direitos e os desafios do cotidiano. O trabalho do Assistente Social na Educação deve ser amplo, levar estratégias, superando a subalternidade, e entendendo o que é respeitar e ser respeitado, desafiando as políticas reparadoras.. Portanto o Assistente Social por ser um profissional que tem em suas ações mecanismos para desafiar conjunturas, e   construir viabilidade em um cotidiano contraditório, levando a justiça com ações , pois a educação pautada na formação cidadã orienta as questões sociais permeadas na sua complexidade  sejam postas para aprendizagem e reflexão dos alunos, criando condições necessárias aos alunos para elaboração de concepções e elegibilidade de valores positivos, reconhecidos como imprescindíveis ao exercício da cidadania com temas e dinâmicas de grupos pertinentes, principalmente nas temáticas violência, buully ing, e drogas,  temas preocupantes pela epidemia atual e  presentes em todas as classes sociais e também outros temáticas esclarecedoras e inclusivas para crianças, jovens, adolescentes, idosos, mulheres e homens  .

No atual contexto onde a violência nas escolas e a  drogadição cada vez mais presente, não está no momento  da atuação do profissional de Serviço Social   na rede  escolar do Brasil?

Esta é a temática que se coloca à consideração, pesquisa e reflexão dos senhores.

 

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