O tema desta
webquest é com base
nas discussões e mobilizações por parte da categoria dos assistentes
sociais em
torno da implantação do Serviço Social nas escolas da rede pública de
Ensino
Fundamental e Ensino Médio o qual resultou em 22 de outubro de 2000 na
cidade de São Paulo em um parecer jurídico e também nos
Projetos de Lei (LP) nº 3688 de 2000 e nº 837 de 05 de julho de 2005,
que
dispõem sobre a introdução do assistente social e Psicólogos no
quadro de profissionais da educação nas escolas públicas do estado de
São
Paulo, este projeto também poderá abranger os outros estados do nosso
país. em especial ao Rio Grande do Sul, estado onde resido e trabalho.
Portanto a pertinência deste trabalho consiste em construir reflexões e
conhecimentos acerca da necessidade da atuação do Serviço Social no
sistema escolar público.
A Constituição
Federal do Brasil
de 1988 que promulgou o Estado Democrático de Direito, aponta para a
educação
pautada na formação cidadã.
A escola como campo
de
possibilidade nesta perspectiva de educação, deve buscar estratégias de
ação
junto à comunidade escolar para viabilizar o processo de construção da
cidadania. A proposta da educação ora apresentada, sugere à absorção de
profissionais de outras áreas, além daqueles vinculados ao magistério,
ampliando a visibilidade aos fatores que incidem no processo educativo,
entre
os quais as questões sociais, que constitui o foco do Serviço Social,
daí ser essencial
na dinâmica escolar, o profissional de Serviço Social, ou seja, a
atuação
do Assistente Social.
O Serviço Social,
situando-se na
abordagem das relações sociais, deve se revelar no âmbito escolar
articulando a comunidade escolar – educadores, educandos e a sua
família-, a partir da intervenção nas relações sociais nela existentes,
no
sentido da tomada de consciência de que as questões sociais pemeiam o
processo
educacional e, portanto, merecem um “ olhar profissional “ e, por
conseguinte,
uma “ intervenção profissional”.
Não podemos
criar
alunos de costas para a realidade histórica, e não entender as
conjunturas
educacionais, o esvaziamento dos direitos e os desafios do cotidiano. O
trabalho do Assistente Social na Educação deve ser amplo, levar
estratégias, superando a subalternidade, e entendendo o que é respeitar e
ser
respeitado, desafiando as políticas reparadoras.. Portanto o Assistente Social por ser um
profissional que tem em suas ações mecanismos para desafiar conjunturas,
e
construir viabilidade em um cotidiano contraditório, levando a
justiça com ações , pois a educação pautada na
formação
cidadã orienta as questões sociais permeadas na sua complexidade sejam
postas para aprendizagem e reflexão dos alunos, criando condições
necessárias
aos alunos para elaboração de concepções e elegibilidade de valores
positivos,
reconhecidos como imprescindíveis ao exercício da cidadania com temas e
dinâmicas de grupos pertinentes, principalmente nas temáticas violência,
buully
ing, e drogas, temas preocupantes pela epidemia atual e presentes
em todas as classes sociais e também outros temáticas esclarecedoras e
inclusivas para crianças, jovens, adolescentes, idosos, mulheres e
homens
.
No atual contexto onde a violência nas escolas e a drogadição cada vez mais presente, não está no momento da
atuação do
profissional de Serviço Social na rede escolar do Brasil?
Esta é a temática
que se coloca à
consideração, pesquisa e reflexão dos senhores.
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