A segunda metade do século XX:
Revoluções tecnológicas na informação
Neste processo complexo e a que nenhum lugar, país ou macro-região se pode eximir, assumem particular relevância duas inovações típicas da segunda metade do século XX e que revolucionaram a circulação da informação através de todo o planeta: o telefone móvel e a Internet. A primeira, mais do que permitir queimar etapas no lento processo de difusão da informação fixa (na perspectiva dos novos dias) permite a comunicação instantânea entre pessoas, virtualmente em qualquer lugar, o que veio gerar espantosas oportunidades de ação: mercado de bens móveis e imóveis, mercado de trabalho segmentado e global, aproximação entre as pessoas. A segunda aumentou exponencialmente as oportunidades para todo e qualquer que tenha algo a oferecer ou para quem procura um bem, um serviço, uma informação intermédia, a satisfação de uma lacuna de conhecimento.
Jorge Gaspar e José Fernandes Rodrigues, “As Redes de Transporte e de Telecomunicação”, Geografia de Portugal — Planeamento e Ordenamento do Território, Vol. IV, Lisboa, circulo de Leitores, 2006 (adaptado).
A idade dos meios de informação interativos, alterou os nossos hábitos. Da conversa em volta da mesa passou-se para o consumo de imagens de televisão e para o digitar do teclado do computador, em busca de novos horizontes e ideias. Usar a internet para obter, transmitir e publicar
informação - é a nossa via diária