(...) A quantidade de energia solar que chega à Terra é mais do que suficiente para cobrir as necessidades energéticas de todos os países da Terra, desde que se descubram os meios para tornar mais eficaz o seu aproveitamento.Visão, Um Planeta com vida, 1995 (adaptado) .
Portugal tem um clima temperado mediterrâneo, com Verões quentes, longos, secos e luminosos, e Invernos curtos e, por vezes, muito soalheiros.Assim, a insolação no território nacional chega a atingir mais de 3000 horas por ano, excelentes condições para a utilização da energia solar, que é renovável e limpa, quer de forma passiva, quer de forma activa, para aquecimento (Energia Solar Térmica) e para a produção de electricidade fotovoltaica.
“Portugal é, atrás da Grécia e da Espanha, o terceiro país da U.E. com maior disponibilidade de radiação solar, mas é apenas o décimo a tirar partido deste recurso energético (…) Os compromissos da U.E. implicam que até 2010 Portugal passe a produzir 39% da energia eléctrica de fontes renováveis…”
Focus:14/06/2002