Devido à concorrência que existe entre as instituições de ensino há uma grande necessidade que as mesmas busquem novos recursos para acompanharem a competição de mercado.Instituições cada vez mais empreendedoras desenvolvem melhorias em seus serviços, buscam estar à frente em ações estratégicas, que as remetem a um objetivo principal que garantam sua sustentabilidade neste mercado cada vez mais exigente e seletivo.Como estratégia da administração voltada a desenvolver consciência de qualidade em todos os processos organizacionais, surge a Gestão da Qualidade Total. A GQT (Gestão de Qualidade Total) tem sido muito utilizada na indústria, comércio, serviços, educação e governo. O termo “Total” é utilizado devido a amplitude de ação do processo que envolve a instituição como um todo e se estende também aos parceiros de negócio, fornecedores, distribuidores e demais colaboradores.Tem crescido muito a necessidade de avaliação da qualidade no ensino superior, o que tem impulsionado as instituições de ensino superior a desenvolver sistemas internos para a gestão da qualidade. O principal foco desta mudança de paradigma é desenvolver métodos que permitam avaliar a qualidade do ensino nas Instituições, onde por meio desta metodologia haja uma melhoria continua na qualidade no ensino e aprendizagem. Ao aplicar a gestão de qualidade ao ensino aprendizagem se permitem gerir de uma forma eficiente os processos de forma a evidenciar os pontos críticos e realizar correções de possam solucionar possíveis falhas no processo para que a melhoria seja contínua o que permite a instituição criar um sistema interno de qualidade que atenda as sua necessidades e que esta seja o principio de um processo de inovação e melhoria na qualidade do ensino aprendizagem.
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