Sociedade da tecnologia, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem, entre outros, são nomes dados à sociedade atual, caracterizada pela rapidez com a qual circulam as informações. Nunca se teve tanto acesso e de forma tão rápida às informações, nos mais diversos lugares do mundo. Realmente é como se vivêssemos em uma “aldeia global”, onde os acontecimentos do outro lado do mundo parecem acontecer do nosso lado.
Esta sociedade exige cada vez mais um novo perfil de profissionais, capazes de interagir com este novo processo, de buscar e decodificar informações, de transformá-la em conhecimento, compartilhá-las, de estarem abertos para novos desafios, novas formas de aprender e saber como aprender continuamente nesta nova sociedade onde o pensamento, o conhecimento, a idéia se tornou o capital da contemporaneidade.
Neste contexto, encontramos diversas situações que demandam o uso de tecnologias, onde somos provocados a todo instante em transformarmos nossa maneira de pensar e relacionar com pessoas e mundo que nos rodeiam.
O desafio do sistema educacional é preparar alunos que se encaixe nas exigências da nova sociedade, capazes de responder aos seus anseios e se posicionem de forma responsável, autônoma, que busquem o conhecimento de forma continuada, que saibam trabalhar em equipe, que sejam proativos na resolução de problemas e, que saiba manusear as tecnologias.
Será que a escola atual está preparada para este desafio?