Conteúdo: Economia – sustentabilidade – serviços ambientais - consumo
Tema: O marketing verde e a economia sustentável.
Foram preciso quase 40 anos, desde a realização da primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, na Suécia, para que os diversos setores de atividade econômica passassem a levar em conta a questão da sustentabilidade na produção de bens e serviços. De lá para cá, ampliaram-se os debates, as noções e conceitos em jogo e as medidas ou iniciativas para melhorar a qualidade ambiental dos processos produtivos, de circulação e distribuição de bens.
É o que mostra a reportagem “Matar a natureza é matar o lucro”, publicada em VEJA, ao destacar medidas práticas de grandes grupos econômicos, como a Coca Cola, General Electric e Walmart. No Brasil algumas iniciativas já se consolidam como a reciclagem do lixo, reuso da água e economia de energia. O que parece faltar ainda é repensar os atuais padrões de consumo, insustentáveis se mantidos os níveis atuais.
Vamos investigar este assunto?
|