Paz na escola é um tema um tanto quanto complexo pois ele abrange outros termos como: respeito, fraternidade e até humanidade, educação e uma boa estrutura familiar também são importantes.
Hoje em dia a violência está em alta entre os jovens; não existem mais diálogos para resolver um conflito, tudo se resolve com violência, não só física como verbal, mas para converter essa situação é necessário que cada um tenha consciência e faça sua parte, respeitando o próximo de maneira humana, pois não faça para os outros o que nao quer para você.
A escola é importante para a socialização dos jovens, porque é na escola que ele aprende a conviver com as diferenças que há entre o grupo, por isso, a paz na escola é importante, assim o jovem se torna um adulto com conduta e conceitos.
A escola deve ser vista como extensão do lar. Com sua missão de ensinar, formar, informar e construir uma sociedade mais solidária, justa, humana e, sobretudo, comprometida com o bem estar do cidadão e com o desenvolvimento do estado. Escola não é lugar de praticar violência, vícios, uso e tráfego de drogas nem de fomentar desunião, ressentimentos e ódio. A ocorrência de ilícito penal denigre sua imagem, compromete o desempenho e obscurece seu objetivo.
Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bullying (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar. O bullying geralmente ocorre com pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental, pela sua raça, religião, estilo, se ele é alto ou baixo, gordo ou magro, entre outros. Geralmente os agressores são assim por uma má formação, uma péssima educação, e na maioria das vezes, os agressores pegam o exemplo de seus pais. Sintomas de quem sofre bullying: baixa auto-estima, medo ,angústia, pesadelos, falta de vontade de ir à escola e rejeição da mesma, ansiedade, dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar, insônia, entre outros.
Para que um individuo cresça e não tenha preconceitos, ele deve ter uma boa educação e formação. Mas para que isso aconteça, devemos fazer algumas atividades com os alunos e palestras com os pais. É importante que a equipe de professores, os auxiliares, a coordenação e a direção estejam engajadas, participando ativamente do projeto.
Os professores, coordenadores, a escola em geral, deve contribuir para a paz na escola, pois é assim que se constrói um mundo melhor.