Saga
 
TAREFA(S)

Os alunos dividem-se em quatro ou cinco grupos. Cada grupo deverá executar as seguintes tarefas: 

Grupo1- A autora e a temática da viagem

  • Pesquisar sobre vida e obra resumida  de Sophia de Mello Breyner Andresen. Deverá conter fotografias da autora  de capas de livros publicados pela mesma.
  • A temática da viagem e o contexto histórico-social das navegações e descobertas dos portugueses nos séculos  XV e XVI ( Algumas obras e respectivos autores que abordam as navegações: Dom Quixote de Cervantes, Os Lusíadas de Camões, As viagens de Gulliver de Jonathan Swift, Viagens na minha terra de Garrett, entre outros)
  • Investigar o sentido da palavra saga. Justificando de seguida o significado do título do conto.                                                   
Grupo 2Antecedentes da fuga de  Hans
  • Descrever a família de Hans( incluindo tios) e relações entre eles.

  • O que determinou a fuga de Hans.

 Grupo 3 – As personagens

  • Caracterização das personagens: Hans – evolução psicológica; Soren e Hoyle. (Não te esqueças de apontar os exemplos e respectivas páginas.)

Grupo 4 – O tempo

  •  Levantamento das marcas temporais no conto, indicando os acontecimentos  vividos de modo a encontrarmos o percurso de vida de Hans. Selecciona os mais importantes. Não te esqueças de apontar os exemplos e respectivas páginas.
  • Tempo histórico: na página 96 faz-se referência às lutas liberais, investiga sobre este assunto e situa o conto cronologicamente.

Grupo 5 – O espaço

  • Fazer referência aos vários espaços do conto e à forma como estes são vivenciados pelo protagonista. Não te esqueças de apontar exemplos e respectivas páginas.
  • Fazer um roteiro dos vários locais por onde passou Hans , das pessoas que conheceu e que o marcaram, de alguma forma, para a vida.
   
   
Aventura na Web criada por Constança Sousa com