Os alunos dividem-se em quatro ou cinco grupos. Cada grupo deverá executar as seguintes tarefas:
Grupo1- A autora e a temática da viagem
-
Pesquisar sobre vida e obra resumida de Sophia de Mello Breyner Andresen. Deverá conter fotografias da autora de capas de livros publicados pela mesma.
-
A temática da viagem e o contexto histórico-social das navegações e descobertas dos portugueses nos séculos XV e XVI ( Algumas obras e respectivos autores que abordam as navegações: Dom Quixote de Cervantes, Os Lusíadas de Camões, As viagens de Gulliver de Jonathan Swift, Viagens na minha terra de Garrett, entre outros)
-
Investigar o sentido da palavra saga. Justificando de seguida o significado do título do conto.
Grupo 2 – Antecedentes da fuga de Hans
Grupo 3 – As personagens
Grupo 4 – O tempo
-
Levantamento das marcas temporais no conto, indicando os acontecimentos vividos de modo a encontrarmos o percurso de vida de Hans. Selecciona os mais importantes. Não te esqueças de apontar os exemplos e respectivas páginas.
-
Tempo histórico: na página 96 faz-se referência às lutas liberais, investiga sobre este assunto e situa o conto cronologicamente.
Grupo 5 – O espaço
-
Fazer referência aos vários espaços do conto e à forma como estes são vivenciados pelo protagonista. Não te esqueças de apontar exemplos e respectivas páginas.
-
Fazer um roteiro dos vários locais por onde passou Hans , das pessoas que conheceu e que o marcaram, de alguma forma, para a vida.
|