A Menina do Mar
 
PROCESSO

A turma deverá organizar-se em 5 grupos de trabalho.

A cada grupo será atribuído, em sorteio, um número.

Cada grupo, de acordo com o número que lhe calhou em sorte, desenvolverá o seguinte trabalho (que terá que apresentar à turma):

GRUPO 1- Biografia/bibliografia da autora, Sophia de Mello Breyner Andresen.

- Pesquisem informação sobre a autora e construam uma pequena biografia da sua vida e obra.

   Nesse texto deve constar:
  • 1. data de nascimento e morte;
  • 2. dados importantes sobre a carreira da autora (cargos desempenhados, instituições onde trabalhou,...)
  • 3. prémios recebidos.
  • 4. as suas obras infanto-juvenis e anos das suas publicações;

 Façam a leitura mas registem por palavras vossas a interpretação da leitura  que fizeram.
   Se copiarem frases ou partes de um texto usem "..." e no fim escrevam o endereço da página de onde as retiraram.

- Reúnam todos os dados recolhidos, seleccionem o que é mais importante e deve constar na apresentação do trabalho.

- Pensem e discutam a melhor forma de apresentar tudo o que aprenderam à turma. 

Procurem informação nos sítios: 

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen 

Sophia de Mello Breyner Andresen 

Sophia de Mello Breyner Andresen 

 

GRUPO 2-  Os animais marinhos na obra “A Menina do Mar”.

- Após a leitura da obra, façam uma lista com todos os animais marinhos referidos na obra.

- Escolham 4 desses animais.

- Investiguem e recolham informações sobre eles.

   Orientem a pesquisa pelos tópicos seguintes:
     1- Características físicas
     2- Onde vive
     3- Como se alimenta
     4- Como se reproduz
     5- Curiosidades

   Façam a leitura mas registem por palavras vossas a interpretação da leitura   que fizeram.
   Se copiarem frases ou partes de um texto usem "..." e no fim escrevam o endereço da página de onde as retiraram.

- Reúnam todos os dados recolhidos, seleccionem o que é mais importante e deve constar na apresentação do trabalho.

- Pensem e discutam a melhor forma de apresentar o vosso trabalho à turma.

Procurem informação nos sítios:

Oceanário

O mundo animal

Animais

Animais

Animais

Animais

Animais

Animais

Animais

Animais

Livros sobre o tema ANIMAIS na Biblioteca da escola 

 

GRUPO 3-  As plantas na obra “A Menina do Mar”.

- Após a leitura da obra, façam uma lista com todas as plantas referidas na obra.

- Escolham 4 dessas plantas.

- Investiguem e recolham informações sobre elas. (características, habitat, modo de propagação…)

Façam a leitura, mas registem por palavras vossas, a interpretação da leitura que fizeram.
   Se copiarem frases ou partes de um texto usem "..." e no fim escrevam o endereço da página de onde as retiraram.

- Reúnam todos os dados recolhidos, seleccionem o que é mais importante e deve constar na apresentação do trabalho.

- Pensem e discutam a melhor forma de apresentar o vosso trabalho à turma.

Procurem informação nos sítios:

Plantas

Livros sobre o tema PLANTAS na Biblioteca da escola 

 

GRUPO 4-  Os espaços na obra “A Menina do Mar”.

- Após a leitura da obra, façam uma lista de todos os espaços referidos na obra.

- Escolham 3 desses locais.

- Façam a descrição dos locais que seleccionaram (utilizem palavras vossas).

- Desenhem/façam colagens que ajudem a visualizar melhor esses locais.

- Pensem e discutam a melhor forma de apresentar o vosso trabalho à turma. 

O site abaixo pode ajudar o vosso trabalho:

Os lugares

 

GRUPO 5- Construir um acróstico.

- Escrevam um acróstico com o título da obra que leram.

- Pensem e discutam a melhor forma de apresentar o vosso trabalho à turma.

 O que é um acróstico?

Acróstico

 

   
   
Aventura na Web criada por Glória Varão com