Na pista... do que se esconde atrás de um conto!
 
PROCESSO

    

     Agora, com mais detalhe, irei fornecer algumas pistas e links úteis para que cada equipa possa cumprir com a sua missão (as suas tarefas) !

 

EQUIPA 1 – Vão recolher informações sobre a vida e obra de Hans Christian Andersen: data de nascimento/data da sua morte, dados importantes sobre a sua carreira (cargos desempenhados, onde trabalhou, etc), obras/contos publicados e anos de algumas publicações, prémios e sua importância actual. Não se esqueçam de procurar fotografias, ilustrações, etc.

EQUIPA 2 – Vão poder pesquisar e conhecer o país de origem do escritor: a Dinamarca! Recolham informações sobre: a sua localização, economia, sistema político, gastronomia e a capital Copenhaga. Atenção: se colocarem fotografias tornarão o vosso trabalho mais apelativo!

EQUIPA 3 – Devem pesquisar tudo quanto diga respeito aos Direitos da Criança: conhecê-los, identificar algumas situações de violação desses direitos eminentes no conto e conhecer ainda alguma(s) ONG(s) de defesa dos Direitos da Criança. Seleccionem alguns, em especial, aqueles que mais directamente têm a ver com o conto lido. No final, ilustrem o vosso trabalho com imagens, fotografias, ou até mesmo com desenhos vossos.

EQUIPA 4 – Para esta missão, terão que usar a imaginação, pois vão inventar uma receita original (pode ser disparatada ou não). Para isso devem: procurar e consultar vários exemplos de receitas, analisar as suas características (em particular o tipo de vocabulário e verbos específicos deste tipo de texto). Só depois irão escrever a vossa própria receita, não esquecendo de escolher “ingredientes” completamente originais e diferentes!

EQUIPA 5 – A vossa missão será também bonita e interessante e terá como título “Se eu pudesse…”. Escolham alguns presentes simbólicos (6, por ex.) para oferecer à menina dos fósforos, se tal o pudessem fazer. Devem ser presentes especiais, relacionados com os Direitos da Criança. Depois, construam pequenos cartões, contendo um desenho que simbolize cada presente que escolheriam para oferecer, explicando a razão da escolha de cada um deles, com a respectiva mensagem “Se eu pudesse, oferecia a esta menina …, porque…”.

     Como bons detectives, durante a realização do vosso trabalho, não se esqueçam de ser criativos, originais, de ter cuidado com a organização, a apresentação, a expressão escrita (atenção ao português do Brasil, que não devem usar: a ortografia, certas expressões, etc) e, claro, nada de cópias! ...

 

Equipa 1 - Vida e obra de Hans Christian Andersen
Equipa 1 - Andersen: Prémios e Importância actual
Equipa 2 - Dinamarca
Equipa 2 - Capital: Copenhaga
Equipa 3 - Direitos das Crianças
Equipa 3 - ONG(s) de defesa dos Direitos das Crianças
Equipa 4 - Receitas
Equipa 3 e 5 - Exs de violação dos Direitos das Crianças
Equipa 5 - Uma oferta especial
   
   
Aventura na Web criada por Cristina Machado com