As Questões Ambientais
 
   

INTRODUÇÃO

 
      Surgida ainda nos anos 60, a consciência ecológica progride ao longo das décadas seguintes, prestando redobrada atenção aos problemas do ambiente.

    Com efeito, o ambientalismo constitui uma questão incontornável do nosso tempo e um desafio a terem conta no futuro. Organizações ambientais, partidos políticos – os chamados « Verdes » -, e cimeiras internacionais sensiblizam a opinião pública, agitam a sociedade civil e pressionam governos para que a destruição da Terra cesse.

    A degradação do planeta acelerou-se no último século, mercê do crescimento demográfico e das transformações económicas experimentadas pela Humanidade. A população mundial, que cerca de 1950 atingia os 2,5 mil milhões de seres humanos, mais do que duplicou quando se chegou ao fim do século XX. Crescia, na altura, a um ritmo de 90 milhões de pessoas por ano! Ora, mais população significa um acréscimo do consumo dos recursos naturais, seja de solos, de água ou de matérias-primas destinadas ao fabrico de bens essenciais e... supérfluos.

    A destruição das florestas tropicais, o aquecimento global do planeta, provocados pela poluição, são alguns dos problemas que preocupam a comunidade internacional.

Mas, um desenvolvimento sustentável será possível?!...

   
   
Aventura na Web criada por Ana Gonçalves e Maria José Madail com