O ambiente escolar
constitui um espaço de convívio entre diferentes grupos sociais e, por isso,
nada mais justo do que trabalharmos a promoção de políticas
inclusivas e de promoção ao reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira.
A inclusão de aulas
voltadas ao ensino da história e da cultura afro-brasileira busca enaltecer a
grandeza da cultura negra, a história e os fatos que determinaram a vinda, a
luta e a permanência dos negros em nosso país, bem como, ressaltar a beleza de
suas manifestações culturais e artísticas que se apresentam como símbolos
identitários da nação brasileira e, servem como instrumentos de valorização e
de reconhecimento do povo negro.
A inclusão de
discussões a respeito de etnia no currículo escolar, estão propostos na Lei
10.639/03. E tem um impacto maior quando refletimos sobre a discriminação sofrida
pela população negra e o papel que a escola tem desempenhado de perpetuador de
uma concepção de superioridade da etnia e cultura branca repassadas em todos os
níveis de ensino. Por isso, com o objetivo de desconstruir (pré)conceitos
acerca da imagem do negro no país que vem sendo repassadas por gerações nas escolas,
nos lares, enfim, em vários âmbitos de discussões socais e ideológicas é que
propomos esta aventura na web, entitulada: “As Manifestações Afro-Brasileiras Presentes nas Letras
de Músicas Brasileiras”.