As discussões mais recentes em tecnologia educacional revelam que já existem tecnologias suficientes nas escolas. O que parece estar faltando em âmbito mundial é uma pedagogia transformadora própria para o mundo de hoje. Em educação, precisamos saber o que vamos ensinar, para quem, quando, onde, e como. São tantas as possibilidades de aprender... As pessoas podem aprender em casa, na escola, de maneira formal, informal, e são tantas as coisas diferentes que se pode aprender! Tantas habilidades, tantas competências!Nesse contexto, vários autores mencionam as habilidades do século XXI, que precisam ser desenvolvidas na escola.Não sabemos exatamente quais são todas elas, mas elas giram em torno de criatividade, autonomia, solução de problemas, capacidade de resolver situações com pensamento crítico, sensibilidade cultural. São muitas as habilidades. Sendo assim, a escola não pode correr atrás da última novidade como se ela fosse resolver todos os problemas. A escola vai desenvolver a pedagogia transformadora, necessária para o mundo de hoje, com objetivo e planejamento. É muito comum ouvirmos de professores que é difícil motivar os alunos, que eles estão desinteressados, que não estudam, que a juventude de hoje está cada vez mais irreverente, entre outros comentários de quem trabalha muito, está cansado, e gostaria de obter outro tipo de resultado. Os professores gostariam de ver seus alunos interessados, estudando, animados com as suas propostas. O que surpreende, no entanto, é que, quando levantamos dados de como os alunos interagem com os professores por meio da tecnologia, o que vemos são estudantes interessados, que querem se aproximar dos professores.Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog. Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com frequência para serem comentados. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1- É divertido
2- Aproxima professor e alunos
3- Permite refletir sobre suas colocações
4- Liga o professor ao mundo
5- Amplia a aula
6- Permite trocar experiências com colegas
7- Torna o trabalho visível.
A intenção é trazer para cá algumas das idéias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual
(Blog de Nelson Vasconcelos)