|
|
|
INTRODUÇÃO
|
|
Ginástica AcrobáticaA palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade". A ginástica faz parte da história humana, desde os primórdios, quando o homem começou a organizar-se em civilizações e a estruturar a atividade física, ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sua sobrevivência. A Ginástica Acrobática, surge no ano de 1500A.C., reportando os seus alicerces aos espectáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés.
A Ginástica Acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupos no praticável. Enquanto conteúdo programático do ensino básico, concorre para a formação integral do aluno. A Ginástica Acrobática engloba muitos movimentos de solo da Ginástica Artística. Os movimentos isolados (as acrobacias em si) são basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exercícios dinâmicos) e exercícios estáticos que solicitam muito equilíbrio e força. É uma actividade gímnica e de expressão, baseada na construção de relações corporais equilibradas e estéticas. Há dois elementos principais na Ginástica Acrobática: o equilíbrio e o tempo. Os acrobatas executam, numa coreografia musical, acrobacias e elementos de ginástica.
Tirando partido das novas tecnologias, informática e audio-visual, os alunos vão conhecer os fundamentos desta modalidade e aplicá-los num exercício coreográfico. O ciclo temporal compreende 3 semanas, de acordo com a planificação programática estabelecida. O encadeamento coreográfico a apresentar deve englobar pirâmides/figuras e elementos de ligação. As pirâmides são classificadas em 3 grupos, de acordo com o nível de dificuldade.
|
|