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INTRODUÇÃO
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É inegável a necessidade de que a escola precisa rever as questões do mundo da alfabetização se adaptando à realidade, desenvolvendo as habilidades e competências do educando para que ele possa se adequar num contexto no qual nada é abandonado e tudo é retomado para a construção, ampliação do que já sabe, com contextos lúdicos auxiliando cada indivíduo a tornar-se tudo aquilo que tem capacidade para ser. Cabe ao educador o compromisso da Educação de Jovens e Adultos, construir o relacionamento social, que seja possível combinar práticas transformadoras que conduzam a esse novo caminhar, permitindo o desenvolvimento e enfrentando a cada momento grandes desafios. E o desafio é alfabetizar letrando. Nesse sentido, acredito que para haver um trabalho significativo na Educação de Jovens e Adultos é necessário conhecer a realidade de cada educando, uma vez que a maioria são trabalhadores com defasagem em leiturabe escrita e que sonham um dia aprender a ler e a escrever esse sonho. É da resposabilidade da escola oferecer ao educando materiais onde os gêneros textuais sejam incluídos durante todo o processo de alfabetização. A luta contra o empobrecimento do currículo da EJA deve ser constante, deve-se superar a Pedagogia Tradicional, visando assim uma atitude reflexível compometida com a cidadania onde os conteúdos apresentem propostas que permitem os educandos navegarem no tempo e no espaço através dos diversos recursos que conduzem o aluno à pesquisa e à busca pelo saber.E que a leitura possa inserir o educando da EJA no contexto exigido pela atual sociedade, sabendo escrever e interpretar criticamente. Os textos devem ser colocados de acordo com as necessidades do educando da EJA para possibilitar o diálogo ou interação discursiva. Convém lembrar que a partir de suas próprias experiências e de suas leituras, produzem textos por sua própria iniciativa e autonomia ao buscar novos textos sobre o tema de estudo e devemos aproveitar essas experiências para dinâmicas de grupo, o texto assim, ganha significado com uma compreensão mais ampla e refinada da realidade.
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