Relatório Final - Projeto MAIA (2019-2020)

projMAIADivulgamos o Relatório “Para uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020).
Este Relatório é referente ao trabalho de formação e investigação realizado no ano letivo 2019-2020, coordenado pelo Professor Domingos Fernandes.
Permite conhecer e compreender, melhor, o que implica a "Avaliação Pedagógica", bem como, "Dinâmicas e Processos de Formação", desde o desenvolvimento do Projeto MAIA, ao processo, práticas de formação, intervenientes, implementação e monitorização.
O Projeto MAIA evidencia o trabalho de integração "ensino-aprendizagem-avaliação", com uma apropriação dos documentos curriculares inerentes ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na concretização de uma avaliação para as aprendizagens. Há um caminho para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
"O relatório foi igualmente pensado para poder constituir um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação e, muito particularmente, da avaliação pedagógica, da responsabilidade dos professores e das escolas e que, tipicamente, ocorre em contextos de sala de aula" (p.10).

Ver relatório --»