Inauguração do "EduFor Innov@tive Classroom Lab", 10 de maio de 2016
- Detalhes
- Criado em 12-05-2016
A inauguração do EduFor Innov@tive Classroom Lab teve lugar no dia 10 de maio de 2016, pelas 11h00, na escola sede do Centro de Formação EduFor, Escola Secundária Felismina Alcântara, do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Este evento contou com a presença de cerca de 80 convidados. É de destacar a presença de uma representante da European Schoolnet de Bruxelas, que fez uma breve comunicação sobre o fenómeno
Future Classroom Lab em contexto europeu. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, município que tem apoiado este projeto, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como dos Diretores das restantes escolas associadas e do Diretor do Centro de Formação EduFor, entidade mentora e coordenadora do projeto.
O EduFor Innov@tive Classroom Lab é inspirado no “Future Classroom Lab” existente em Bruxelas, desenhado pela European Schoolnet. O EduFor Innov@tive Classroom Lab será usado para a formação de professores e por alunos em contexto de sala de aula. É um Ambiente Educativo Inovador que desafiará os utilizadores e os visitantes a repensar o papel da pedagogia, do design e da tecnologia nas suas salas de aula. Envolverá alunos, professores, parceiros da indústria e outros intervenientes educativos no sentido de desenvolver visões sobre a Escola do Futuro e estratégias para as concretizar.
Este Ambiente Educativo Inovador, o primeiro na Região Centro e na Região Norte, poderá servir de exemplo para outros a criar posteriormente, na sequência do caminho que está a ser veiculado pelo Ministério da Educação (“Salas de Aula do Futuro Combatem Abandono Escolar Precoce” - http://goo.gl/9WCNwj), enquadrando a rede europeia promovida pela European Shoolnet.
A edificação desta “Sala de Aula do Futuro” conta com o apoio de diversos parceiros empresariais. Nos parceiros nacionais, destaca-se a Areal Editores. Nos parceiros europeus, é de referir a IRIS Connect do Reino Unido e a FISCHERTECHNIK da Alemanha, que se estreiam no mercado português através deste projeto, e que estiveram presentes na cerimónia de inauguração.
Notícia no Jornal do Centro --»
Notícia no Diário de Viseu --»
Viseu NOW --»
Jornal do Centro --»