Erasmus+ Projeto “Reading with Ease and Fun”, Madrid, 6 e 7 de outubro de 2015

erasmus19 10 2015Em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2014, o Programa Erasmus+ constitui-se como um novo projeto da Comissão Europeia, para o ensino, formação, juventude e desporto, num período que medeia os anos 2014 a 2020, substituindo o conjunto de programas vigentes da UE em todos os domínios da educação. O novo programa assenta no pressuposto de que o investimento na educação e na formação é fundamental na promoção do crescimento, do emprego, da justiça social e da inclusão dos europeus. Neste âmbito, o Centro de Formação EduFor (CFAE EduFor), entidade com grande experiência na organização e gestão de eventos/ações que abrangem um conjunto de áreas e modalidades de formação, quer face a face, quer à distância, num processo de valorização pessoal e profissional dos professores e educadores, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde, foi uma das cinquenta entidades selecionadas pela instituição promotora, pelas suas qualidades e provas dadas nestas áreas. O EduFor constitui-se enquanto entidade que incentiva as boas práticas educativas, desenvolvendo e participando em cursos de formação e projecto educacionais, visando a atualização científica e a mudança de comportamentos promotores de uma melhor qualidade da Educação. Neste âmbito, o Edufor associou-se à Sdruzenie "Asociacia Dislexia, da Bulgária (DABG), entidade organizadora, no projecto “Reading with Ease and Fun”, a desenvolver em dois anos letivos (2015-2017), com outros parceiros europeus, nomeadamente com Espanha (CECE – Confederacion Espanola de Centros de Enseñanza); Letónia (RA - Rezeknes Augstskola); Itália (Associazione Educandoit); Turquia (KPDoNE – Kocaeli Il Milli Egitim Mudurlugu); e Bulgária (DABG - Asociacia Dislexia, da Bulgária). Trata-se de um projeto, que incide sobre a temática da dislexia, a qual constitui uma dificuldade específica de aprendizagem, tendo como público-alvo os Educadores, os Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e os Professores da Educação Especial. A formação desenvolvida neste âmbito, bem como os materiais produzidos destinam-se a reforçar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, transmitir conhecimentos, conselhos práticos e exercícios aos docentes e à restante comunidade educativa, sobre os problemas que as crianças podem encontrar na fase de aquisição deste processo.
O primeiro encontro de trabalho entre os parceiros envolvidos, decorreu nos dias 6 e 7 de outubro de 2015, em Madrid, nas instalações do CECE - Confederacion Espanola de Centros de Enseñanza, no qual foram definidas e distribuídas as tarefas a operacionalizar ao longo deste projeto.
Notícia no Jornal Notícias da Beira (05.11) --»