Destaques
Evento Nacional - Desenvolvimento Digital das Escolas
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- Criado em 18-03-2021
A Direção-Geral da Educação dinamizou, no dia 12 de março, entre as 16h00 e as 19h00, o evento nacional Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido a Diretores de Escola e respetivas Equipas de Desenvolvimento Digital, a Diretores de CFAE e a Embaixadores Digitais.
O Diretor do EduFor foi um dos convidados da DGE para participar no Painel/Debate "Perceções e Estratégias para o Desenvolvimento do PADDE".
Este evento online contou com mais de 3500 participantes.
Programa e mais informações disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/evento-nacional-desenvolvimento-digital-das-escolas
Evento do 1º Aniversário do #SomosSolução
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- Criado em 18-03-2021
No dia 13 de março de 2021 o Diretor do EduFor participou no Painel “Transição Digital da Educação” enquadrado no evento do 1º aniversário do #SomosSolução. Esta associação, fundada em novembro de 2020, é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão ajudar profissionais ligados ao ensino e/ou formação.
O #SomosSolução gere o grupo do facebook e-learning – apoio, criado em 14 de março de 2020
5ª Ação de Formação “Objetivos Táticos Prioritários nos Escalões de Formação”
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- Criado em 16-03-2021
A Associação de Andebol de Viseu em parceria com a Federação de Andebol de Portugal, irá organizar no próximo dia 20 de Março de 2021, a 5ª ação de formação da época 2020/2021, enquadrada no Centro Regional de Formação e Treino (CRFT).
A ação irá abordar o tema “Objetivos Táticos prioritários nos Escalões de Formação” e é destinado aos Treinadores de Andebol, Atletas, Estudantes, Professores de Educação Física e técnicos da atividade física das AEC.
A formação será realizada, via plataforma Zoom, no dia 20 de Março, horário das 09h00 às 11h00 e das 11h15 às 13h00.
A Ação será ministrada pelos Selecionadores Nacionais, Prof.ª Ana Seabra – SUB 19 Feminino e o Prof. Luís Santos – SUB 17 Feminino.
LINK para inscrição e participação (treinadores de andebol e técnicos de aticidade física das AEC´s) --»
Documento com informação para inscrição e participação dos professores de educação física (grupos 260 e 620) na ação de curta duração, creditada pelo CFAE “ VISPROF” Viseu até ao dia 18 de Março de 2021 --»
Evento Nacional - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
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- Criado em 10-03-2021
A Direção-Geral da Educação promove, no próximo dia 12 de março, pelas 16h00, o Seminário online Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, bem como às comunidades educativas.
Neste evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participam diversos oradores nacionais e internacionais, que apresentarão as suas perspetivas acerca da construção e implementação de um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital – O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas.
O Diretor do EduFor participa no Painel 2: PERCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PADDE.
Programa e mais informações disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/programa_evento_padde_3.pdf
Para assistir ao evento, aceda a: https://www.youtube.com/watch?v=1LaL9LR9xVs
Novas “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA
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- Criado em 04-03-2021
Divulgamos à comunidade, em geral, um conjunto de “Folhas” produzidas pelo Projeto MAIA, coordenado pelo Professor Domingos Fernandes.
O Projeto MAIA evidencia o trabalho de integração "ensino-aprendizagem-avaliação", com uma apropriação dos documentos curriculares inerentes ao processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na concretização de uma avaliação para as aprendizagens, para melhorar a qualidade das práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.
Estas “Folhas”, divulgadas de janeiro a março de 2021, três da autoria de Domingos Fernandes e uma de Eusébio André Machado, são fundamentais para se concretizar nas Escolas, quer a nível organizacional, quer fundamentalmente, nas práticas de avaliação pedagógica, na sala de aula, a promoção de aprendizagens significativas, bem como uma avaliação criterial.
1- Folha “Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas” (Domingos Fernandes). Esta é a primeira das Folhas acerca de questões relacionadas com as políticas de classificação e a atribuição de notas. “Há necessidade de desenvolver políticas de classificação mais associadas a processos de melhoria das aprendizagens dos alunos, quer a necessidade de redefinir os propósitos e o real significado das notas, quer ainda a necessidade de as relacionar estreitamente com as aprendizagens referenciais previstas no currículo”. cit. p.3. --»
2- Folha “Para uma iniciação às Práticas de Classificação através de Rubricas” (Domingos Fernandes). O uso de Rubricas para produzir “classificações mais credíveis, mais consistentes, mais transparentes e mais justas dos trabalhos dos alunos”.--»
3- Folha “Aprender Melhor em Políticas de Classificação Mais transparentes e Consistentes” (Domingos Fernandes). Aprender é a essência da atividade pedagógica. “O principal propósito é apoiar uma reflexão, acerca das formas como se desenvolve o processo conducente à classificação dos alunos, contribuir para que as “notas” possam estar mais associadas ao que os alunos efetivamente aprendem e são capazes de fazer”.--»
4- Folha “Para uma abordagem pedagógica dos testes” (Eusébio André Machado).
Pretende-se “tentar perceber de que modo os testes se podem constituir como processos de recolha de informação ao serviço das aprendizagens, da avaliação formativa e da distribuição de um feedback de elevada qualidade e efetividade.” Esta análise é sob o “paradigma de uma avaliação orientada para melhorar os processos de ensino e aprendizagem – e não apenas para classificar”.--»
Abertura de inscrições para o curso de formação "Ensinar Português Língua Não Materna no Ensino Básico", Online
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- Criado em 03-02-2021
No seguimento do protocolo entre o EduFor e a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, detentora do serviço Ciberescola da Língua Portuguesa, estão abertas as inscrições para o curso de formação “Ensinar Português Língua Não Materna no Ensino Básico”, a iniciar no dia 03/03/2021, em regime de e-learning, num total de 25h (15h síncronas em video-conferência e 10h assíncronas).
Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 (formação acreditada na área científico didática).
Período de inscrição: até 18/02/2021
Mais informações e inscrições --»
Ação de Formação "Treino Especifico do Guarda-redes de Andebol"
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- Criado em 10-02-2021
A 4ª Ação de Formação “Trabalho Específico do Guarda-Redes de Andebol” do Centro Regional de Formação e Treino da Associação de Andebol de Viseu realiza-se no dia 20 de Fevereiro de 2021 com a seguinte programação:
- das 09h00 às 11h00 – via online, plataforma ZOOM
A Ação será ministrada pelo Prof. Ricardo Candeias, Treinador-adjunto do SC Portugal de Seniores Masculinos. É destinada para os treinadores de andebol, professores de educação física (grupos 260 e 620) e técnicos da atividade física das AEC´s.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até ao dia 18 de Fevereiro de 2021.
Link para as inscrições --»
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